Uma conquista histórica. Há exatos 13 anos, o Fluminense encerrava um jejum de 23 sem conquistas nacionais (o último havia sido o Brasileiro de 1984) e ficava com o título da Copa do Brasil de 2007. Na decisão, superou o Figueirense.
No dia 6 de junho de 2007, o Fluminense foi ao Orlando Scarpelli e venceu o Figueirense por 1 a 0, gol do zagueiro Roger Machado. O improvável herói daquela conquista só atuou entre os 11 iniciais do jogo decisivo porque o titular da posição Luiz Alberto estava lesionado. Na ida, havia acontecido empate de 1 a 1 no Maracanã. Naquele duelo, o Figueira saiu na frente com golaço do volante Henrique, hoje jogador tricolor. O Flu buscou o empate com Adriano Magrão completando cruzamento de Thiago Neves, que fez ótima jogada pela direita ao receber cobrança curta de escanteio.
O Fluminense, comandado pelo técnico Renato Gaúcho, entrou na decisão com o seguinte time: Fernando Henrique, Carlinhos, Thiago Silva, Roger e Junior Cesar; Fabinho, Arouca, Cícero e Carlos Alberto (Thiago Neves); Alex Dias (Rafael Moura) e Adriano Magrão (David).