(Foto: Lucas Merçon - FFC)

No dia 4 de novembro de 2023, o Fluminense de Fernando Diniz conquistou a Copa Conmebol Libertadores da América. O elenco atual e comandante, portanto, estão eternizados na história do gigantesco Fluminense Football Club.

Além de tal conquista, o Tricolor também venceu no último mês a Conmebol Recopa Sul-Americana de 2024, diante da LDU (EQU). Todavia, mesmo com as glórias recentes, a torcida do clube das três cores precisa cobrar do time, que já demonstrou boas atuações na última temporada.

 
 
 

Entre as semifinais do Estadual de 2023 e o dia 2 de maio do mesmo ano, o Fluzão jogou um futebol de encher os olhos. Nesse tempo, conseguiu golear o River Plate (ARG) pelo placar de 5 a 1, como também o rival Flamengo por 4 a 1. Ao logo do ano passado, o desempenho foi afetado por lesões e desfalques do lado esquerdo do campo. Já com todos em campo, o Flu conseguiu a sua Glória Eterna tão sonhada.

Em 2024, o desempenho foi afetado muito por conta do calendário. Os atletas do Fluminense jogaram o Mundial até 22 de dezembro e retornaram das férias em 26 de janeiro. Ficando atrás dos demais fisicamente, o Flu ainda teve a decisão da Recopa. Inclusive, até aqui, este foi a melhor atuação do ano. Ainda assim, vale salientar que este ano o elenco foi bastante reforçado.

É certo que parte das derrotas foram com times mistos. No entanto, no seu maior teste da temporada, o Tricolor foi superado por 2 a 0 facilmente no último sábado (9) pelo Flamengo, com um desempenho preocupante. Cabe lembrar que, em 2012, o clube das Laranjeiras venceu o Brasileirão e o Estadual, já no ano seguinte acabou quase rebaixado, na 15º posição da tabela.

Dito isso, dada tamanha grandeza de um dos maiores clubes da América do Sul, a cobrança por títulos e bons resultados precisam ser feitas, porém, claro, respeitando a histórias dos profissionais. O desempenho ruim em clássicos (12 jogos sem vencer) também incomoda os torcedores.