No basquete, o termo “duplo-duplo” é usado para caracterizar o desempenho de um jogador que conseguiu alcançar dois dígitos em dois fundamentos em uma partida – dez pontos e dez rebotes, por exemplo. No futebol, como os gols não acontecem com a mesma frequência das cestas, o termo não é usado para medir o desempenho dos atletas em campo. Mas é possível adaptar e Gustavo Scarpa larga na frente.
Até aqui, com 29 partidas completadas, o camisa 10 do Fluminense balançou as redes em oito oportunidades e assistiu seus companheiros mais oito vezes. Para alcançar a marca, bastam mais dois gols e duas assistências nos seis jogos restantes.
Em segundo lugar aparece o atacante Dudu, do líder Palmeiras. Em 28 jogos, já deu nove assistências ao todo, mas só balançou as redes cinco vezes. Até o fim do campeonato, precisaria de um desempenho espetacular, com no mínimo mais cinco gols. Em passes para gol, precisaria de apenas mais um.
Em terceiro lugar aparece o meia uruguaio De Arrascaeta. Com 26 aparições, já marcou seis gols e deu oito assistências. Até o fim do campeonato, precisaria de mais dois gols e quatro passes para gol até conseguir a marca.