O medalhista olímpico Gustavo Borges lançou uma metodologia que leva seu nome, nesta quinta-feira, nas Laranjeiras, e será responsável pelo processo pedagógico de natação do clube. O nadador conversou com os pais, caiu na piscina com os alunos das escolinhas e falou da importância da prática esportiva, além de contar mais detalhes sobre a parceria com o Fluminense.
– Todo o evento que fizemos hoje foi para ilustrar como é o trabalho. Começamos com uma etapa focada nas crianças, com teatro, exercícios lúdicos para poder tirar fotos e fazer uma grande festa. Depois veio o foco no adulto, para explicar como é a parte pedagógica, o desenvolvimento comportamental e motor dentro da metodologia e como é a união com os educadores do Fluminense – disse em entrevista no site oficial do clube.
A Metodologia Gustavo Borges (MGB) é organizada de forma didática e inovadora com constantes atualizações, contanto com o que há de mais novo no ensino e aprendizagem de natação. Já os professores são continuamente formados através de cursos de capacitações e atualizações profissionais, presenciais e a distância pela MGB.
– A metodologia foi concebida por mim e por profissionais de Educação Física. Nós trazemos a experiência no esporte como instrumento de educação. Isso envolve a questão pedagógica, capacitação profissional e gestão aquática. Juntando isso, você oferece um ambiente saudável e um trabalho focado na excelência – contou.
A metodologia na prática
Os alunos são divididos por nível de acordo com a idade e habilidade aquática. Cada turma tem número máximo de participantes, de modo que as aulas sejam realizadas com segurança e facilitem o seu aprendizado. Os objetivos aplicados nas aulas são periodizados através do Calendário de Objetivos Semanais. Também são utilizadas ficha de avaliação, onde é acompanhado o desenvolvimento dos alunos, identificando as necessidades de aprendizado, efetuando as correções de cada modalidade de nado.