A missão é dura, mas não impossível. Ainda mais para um clube que se acostumou a desafiar a matemática. Reforçado pela estreia de Thiago Silva e a volta de Jhon Arias, o Fluminense pode iniciar neste domingo sua campanha de recuperação no Brasileirão e precisa vencer metade dos seus jogos.
Restam 22 rodadas. Com mais 11 vitórias (33 pontos), o Fluminense chega aos 41 pontos, uma vez que já tem oito. Nos 11 jogos restantes, de acordo com a média de pontuação para escapar da degola nos últimos campeonatos, mais três ou quatro empates seriam suficientes.
A conta ainda pode ser feita de maneira a trocar uma vitória por três empates. Com 10 vitórias e 7 empates, por exemplo, a pontuação final seria a mesma. Bom se ter em mente que, nos últimos dez anos, quem fez 44 pontos nunca caiu. Logo, a chance é boa.
Já com 45 pontos, a chance de escapar é quase de 100%, mas os matemáticos dão a pontuação de 46 como a mais segura. Nunca nenhum time foi rebaixado com ela nos pontos corridos com 20 clubes, desde 2006.
Paulo Vitor Vasconcellos tem 23 anos, é tricolor fanático, escritor e jornalista formado em 2016 pela Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou, de 2015 a 2018, como redator de esportes e, posteriormente, de cinema no portal VAVEL Brasil, cobrindo o Fluminense e a Comic Con Experience 2016 e 2017. Autor do livro Olhos de Lázzuli, ficção e fantasia voltada especialmente para o público infanto-juvenil. Exercer a função de repórter no NETFLU
Leia mais