Até poderia ser melhor, mas o Fluminense começou a Libertadores mostrando poder de reação para empatar em 1 a 1 com o River Plate, na noite desta quinta-feira, no Maracanã. Os argentinos saíram na frente com Montiel em cobrança de pênalti (cometido estupidamente por Marcos Felipe, diga-se de passagem) e Fred deixou tudo igual.
Flu e River iniciaram fazendo um jogo equilibrado no Maracanã. O adversário ficava mais com a bola, só que não chegava com grande perigo. Numa partida de poucas chances, qualquer erro pode ser fatal e isso permitiu aos argentinos saírem na frente. Após passe equivocado de Yago, Marcos Felipe cometeu um pênalti para lá de estúpido em Borré, que recebeu bola quase na linha de fundo e não tinha nada para fazer com ela por ali. Na cobrança, Montiel guardou.
Depois disso, a equipe tricolor, mesmo sem organizar grandes jogadas, igualou as ações. Luccas Claro, de cabeça após batida de falta de Nenê, quase empatou. As melhores opções do time comandado por Roger apareciam pelas pontas. Quando Luiz Henrique e Kayky partiam para cima, saía alguma coisa. O time das Laranjeiras até terminou o primeiro tempo com mais finalizações que os hermanos (8 a 3), mas não fez o suficiente para alcançar a igualdade.
Ao ver o Fluminense começar a segunda etapa em ritmo lento e sem demonstrar espírito de reação, Roger não demorou a mexer. Tratou de mandar Cazares e Gabriel Teixeira nos lugares de Nenê e Kayky, respectivamente. Os dois escolhidos entraram dando um vigor novo (mas Kayky vinha bem também) e o gol de empate saiu justamente num passe preciso do equatoriano para Fred acertar bomba no canto. O matador, inclusive, iniciou a jogada roubando bola no ataque.
O gol deu moral e a equipe tricolor se lançou mais à frente em busca da virada. Bem demais na partida, Cazares ainda achou lindo lançamento para Lucca (que entrara no lugar de Luiz Henrique) chutar para fora e obrigou o goleiro Armani a fazer grande defesa.
No fim, o empate deixou um gostinho de que poderia ser melhor, mas mostra que o Flu não tem de temer qualquer adversário e possui forças para fazer uma excelente campanha.
O Fluminense volta a jogar pela Libertadores na próxima quarta, contra o Independiente Santa Fe, na Colômbia. Antes disso, tem compromisso com o Madureira, domingo, no Maracanã, pela última rodada da Taça GB.
O Flu jogou com: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli (Wellington, 43′ do 2ºT), Yago e Nenê (Cazares, 12′ do 2ºT); Luiz Henrique (Lucca, 28′ do 2ºT), Kayky (Gabriel Teixeira, 12′ do 2ºT) e Fred (Abel Hernándes, 28′ do 2ºT).