A censura ao trabalho jornalístico desempenhado pelo NETFLU foi um dos principais assuntos nas redes sociais na tarde desta quarta-feira. Depois do site Observatório Fluminense, o grupo político MR21, de oposição, publicou uam nota oficial em seu site repudiando a atitude da diretoria tricolor. Confira:

NOTA OFICIAL

 
 
 

O MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO 21 DE JULHO, por seus membros integrantes, vem à público manifestar solidariedade ao portal NETFLU em razão da absurda e inaceitável decisão da diretoria tricolor de censurar o trabalho desenvolvido pelo site nos últimos 8 anos, sem qualquer justificativa ou explicação cabível para tal atitude.

É lamentável que, em pleno ano de 2016, a diretoria do Fluminense adote atos que nos remetam aos anos negros da ditadura, em total desacordo com as premissas básicas do clube e em ofensa à própria história do Fluminense Football Club, que sempre foi avesso e combativo a tais práticas.

E desde já destacamos que, não obstante às restrições pessoais que cada um de nós, torcedores, possamos ter ao perfil jornalístico adotado pelo referido portal, o mais acessado pela torcida do Fluminense em todo Brasil, não podemos aceitar o mais vil cerceamento do direito de informação. Se alguma inverdade foi publicada, cabe ao clube tomar as medidas necessárias para esclarecimento e ao torcedor o julgamento de qualidade de tal produto.

Enquanto torcedores e sócios do Fluminense Football Club, exigimos uma explicação rápida e convincente para a adoção de medidas extremas que envergonham o torcedor do clube em razão de seu caráter ditatorial, e que colocam em foco a real intenção de tal feito, senão a de calar a imprensa independente, que expõe os muitos problemas do clube de forma responsável, exercendo sobre esta um controle para que nós, torcedores, tenhamos cada vez menos informações sobre o que acontece no dia a dia do clube.

Neste sentido, recordamos que, não obstante aos muitos ataques e ofensas direcionados à instituição nos anos de 2013 e 2014, incluindo deboches, mentiras e achincalhe público, a diretoria do Fluminense jamais foi capaz de tomar qualquer atitude contra órgãos da imprensa, como a ESPN, Lance! e tantos outros veículos da grande imprensa, que iniciaram uma verdadeira cruzada contra o clube, até mesmo com a incitação de atos violentos contra torcedores do clube.

Pior, naqueles anos, esta mesma diretoria sequer foi capaz de manifestar-se publicamente, repudiando tais feitos e tomando medidas jurídicas contra tais ofensas. Ao contrário, era comum ver o presidente do clube e seus asseclas fazendo número em bancadas de programas das mesmas emissoras.

Ao que parece, para a diretoria atual do clube e para seu grupo de apoio, é mais grave apontar os seus muitos erros e criticá-la do que os ataques direcionados ao clube e a seus torcedores.

O MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO 21 DE JULHO se solidariza com o portal NETFLU e com todos os demais órgãos independentes de imprensa que tentam trazer ao torcedor do Fluminense uma visão mais detalhada de dentro do clube, e garante que a luta deles por um clube democrático e acessível ao torcedor tricolor é a sua própria luta.