A quarentena, em razão da pandemia de coronavírus, se encaminha para o seu terceiro mês. Desde março, portanto, nada é resolvido pelo Conselho Deliberativo (CDel) do Fluminense. Entretanto, alguns conselheiros se queixam da ausência de comunicados e estratégias para a realização de encontros online, onde poderiam ser definidos diversos assuntos. Os mesmos questionam ainda a existência do próprio CDel, já que, segundo eles, não vem demonstrando proatividade sobretudo relacionado à tecnologia.
Diante deste contexto, um grupo já cogita enviar uma carta ao mandatário do CDel, Braz Masullo, cobrando a realização de reuniões online. O NETFLU entrou em contato com Braz, que rechaçou a falta de comunicação com o restante dos integrantes do conselho.
– Em março convocamos três reuniões: lançamento, prestação de contas e acordo do Peter. No dia 17 de março foi feito um comunicado para todos os conselheiros, dizendo que tínhamos que seguir protocolo da comunidade científica, para evitar aglomerações. Em função disto, foi dito que as reuniões foram suspensas. Em abril, receberam outro comunicado, dizendo que o clube continuava com as atividades suspensas. As reuniões, tanto ordinárias, como extraordinárias, foram adiadas. Em maio, mais um comunicado sobre o adiamento – frisou.
Ao falar sobre o tema uma possível reunião virtual, Braz disse que já tem feito esse tipo de encontro online, mas apenas com a mesa diretora do conselho. Além disso, ressaltou que não recebera nenhuma carta ou pedido oficial para que fossem realizadas reuniões pela internet. Por fim, ele também grifou que é importante analisar a questão com cuidado, uma vez que o sigilo de alguns assuntos discutidos é fundamental.
– A mesa diretora, que já realizou reuniões online, conversou a possibilidade de se fazer uma reunião virtual com todos os membros do conselho. Pedimos para estudar isso, mas não fizemos por uma questão de segurança. Então ficamos aguardando as autoridades. Solicitamos que fizessem sugestões. Havendo a chance, não seremos nós que não faremos. Agora vão receber outro comunicado sobre suspensão até 15 de junho e assim que recebermos um posicionamento do clube sobre as atividades, traçaremos novos planos. Estamos discutindo internamente todo o resto. Temos e vamos remarcar, assim que possível, tudo o que está pendente – concluiu.
É importante ressaltar que o último comunicado para os conselheiros foi realizado no dia 20 de maio. Nele, consta a suspensão de reuniões futuras, uma vez que o clube está fechado. Sendo assim, as definições só serão retomadas quando o clube for reaberto, de fato.