Falta pouco para o Fluminense conhecer o seu grupo na Libertadores 2024 e iniciar a campanha pelo bicampeonato do torneio continental. Na próxima segunda-feira, dia 18 de março, acontece o sorteio das chaves, mas já há definição dos quatro potes.
Por ser o atual campeão, o Tricolor ocupa o pote 1, dos cabeças de chave, e será encaixado no Grupo A, sendo a primeira “bolinha” retirada do sorteio. A chave será preenchida com uma equipe de cada pote restante, o 2, o 3 e o 4, o que pode trazer diferentes cenários para o Flu. Veja abaixo os potes e alguns deles:
Melhores cenários
Para o Flu, é visto como interessante fugir da altitude e de confrontos contra clubes de camisa pesada e que têm tradição no torneio. Logo, uma chave com Cerro Porteño (PAR), Deportivo Táchira (VEN) e Palestino (CHI), por exemplo, pode ser encarada com bons olhos.
Uma outra possibilidade é Libertad (PAR), Universitário (PER) e Caracas (VEN). Outros clubes como Alianza Lima (PER), Huachipato (CHI) e Cobresal (CHI), que não carregam um histórico e uma experiência na competição, também podem ser vistos como adversários mais acessíveis.
Piores cenários
Em se tratando de Libertadores, o pior cenário é encarar altitude, argentinos e um outro clube brasileiro, e isso pode acontecer já na fase de grupos. A chave Estudiantes (ARG), The Strongest (BOL) e Botafogo, por exemplo, pode ser sorteada para o atual campeão da América.
Também é possível que o sorteio coloque o Fluminense com Bolívar (BOL), San Lorenzo (ARG) e Nacional (URU), combinando a altitude de La Paz com clubes que têm mais história na competição e que já levantaram o troféu mais cobiçado do continente em outras oportunidades.