O Grêmio entrou de vez na briga para se aumentar o limite de estrangeiros que possam ser escalados por uma equipe brasileira já a partir do ano que vem. O clube protocolou um pedido na Federação Gaúcha para ser enviado à CBF para alterar o artigo 45 do Regulamento Geral de Competições para 2014.
Atualmente, uma equipe pode escalar em uma partida três jogadores de fora do país. A proposta do Grêmio é que esse número passe para cinco. O Tricolor gaúcho conta com quatro atletas estrangeiros em seu elenco: Maxi Rodríguez, Riveros, Vargas e Barcos.
Se a CBF mostrar oposição a aumentar o limite para cinco, em virtude da reserva de mercado para jogadores brasileiros, a contraproposta do Grêmio é manter em três, mas com livre acesso para atletas do Mercosul composto por Uruguai, Brasil, Venezuela e Argentina. O Paraguai teve sua adesão suspensa por conta dos episódios do presidente Fernando Lugo. Há outros associados: Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.
No Fluminense, o volante colombiano Valencia é atualmente o único estrangeiro do elenco. A partir do ano que vem, o ídolo argentino Conca se juntará a ele.