Eram três, agora são só dois. A vitória do Grêmio por 1 a 0 eliminou o Huachipato (CHI) e agora o Tricolor sabe que enfrentará ou o clube gaúcho nas oitavas da Libertadores, ou o The Strongest (BOL). Aquele que se classificar em segundo lugar do grupo encara o Fluminense.
O jogo que definirá de uma vez por todas o adversário é o duelo entre Grêmio e Estudiantes (ARG), no próximo sábado, no Couto Pereira. Em caso de vitória dos gaúchos, o Flu pega o The Strongest. Em caso de derrota do clube de Porto Alegre, o Flu pega o próprio Grêmio. Mas e se empatar?
Bom, aí é um pouco mais complexo. Se houver empate com o Grêmio marcando dois gols ou mais (2 a 2, 3 a 3…), o Tricolor encara o The Strongest. Já se o empate for com os gaúchos marcando menos de dois gols (0 a 0 ou 1 a 1), o Flu enfrenta o próprio Tricolor gaúcho.
Vale lembrar que os argentinos estão eliminados e já não têm mais chance sequer de uma vaga na Copa Sul-Americana. Dessa forma, o Grêmio é franco favorito e depende somente de suas forças para ser o líder da chave (e pegar o Peñarol decidindo em casa na volta) ou o segundo (e pegar o Flu decidindo no Maracanã). O chaveamento é o seguinte: