O Grêmio foi denunciado pelo STJD nesta quarta-feira por motivos de injúria racial de alguns de seus torcedores na partida contra o Fluminense, válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre. Na ocasião, o atacante colombiano Yony González foi chamado de “macaco” por torcedores gremistas após marcar o quinto gol que deu a vitória ao Tricolor por 5 a 4.
O clube gaúcho foi denunciado no artigo 243-G (Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência) e pode levar uma multa de até R$ 100 mil.
Além disso, os torcedores identificados poderão ainda ser impedidos de entrar no estádio. O julgamento irá ocorrer na próxima sexta-feira, dia 17 de maio. Segundo a Procuradoria, “somente uma punição severa ao clube alcançará o caráter pedagógico da pena, no sentido de quem praticou o ato covarde e discriminatório saiba que o clube para o qual torcem será responsabilizado, transmitindo uma educação que não tiveram em casa ou na escola”.