(Fotos: Lucas Merçon - FFC)

Gilberto começou o ano como titular do Fluminense comandado por Fernando Diniz, mas havia perdido o lugar para Igor Julião ainda sob o comando do ex-técnico. Com o novo comandante tricolor, Oswaldo de Oliveira, o lateral-direito tricolor começou no banco e recuperou a vaga nos últimos dois jogos, contra Fortaleza e Palmeiras. Diante do Verdão, cometeu muitos erros defensivos e foi bastante questionado pela torcida. O jornal Lance comparou os números de ambos.

No Brasileirão, algumas estatísticas em fundamentos são parecidas. Gilberto disputou 11 partidas e Julião, dez. São oito assistências de cada, mas apenas uma do camisa 2 terminou em gol. Ambos finalizaram sete vezes.

 
 
 

Em relação a passes e cruzamentos, Gilberto leva vantagem. São 474 passes certos, 56 errados e 15 cruzamentos certeiros, o que mostra sua maior participação no setor ofensivo e na armação. Fez oito lançamentos e acertou a metade.

Já Julião acertou 233 passes, errou 16 e mandou 11 cruzamentos corretos. Deu apenas dois lançamentos. Nos desarmes, o camisa 21 tem 86,6% de precisão, contra 84,2% de Gilberto.

Então: quem merece o lugar no time? Aí é com Oswaldo…