1O site Tech Tudo, voltado para tecnologias, como dispositivos móveis, softwares e games avaliou os jogos PES 2016 e Fifa 16, que serão lançados no segundo semestre deste ano. A análise aponta mais diferenças do que semelhanças entre os concorrentes das produtoras Konami e Eletronic Arts, respectivamente. Confira o  que diz o portal:

 

 
 
 

PES 2016

 

“Além da jogabilidade melhorada, há pequenas inserções de funcionalidades que vão fazer a diferença e vão deixar o game mais divertido, como provocações pessoais entre os jogadores que participarem de uma dividida em campo, por exemplo.

Mas não pense em xingamentos, o que vale é o “Fair Play”. Essas provocações nada mais são do que fintas, dribles e outras habilidades específicas de cada jogador, usadas para tirar a bola de um adversário, por exemplo. Com comandos simples, é possível ativar as provocações nas divididas e ver o resultado em tempo real.

Há ainda um inédito sistema de comemoração. É possível configurar previamente a comemoração dos jogadores e, quando eles fizerem um gol, você pode ativar a que escolheu. Para isso, é só pressionar um botão. As opções de comemoração também vão mudar de acordo com a posição do jogador no campo. Por exemplo: se ele fizer o gol próximo da rede, ele poderá correr para trás dela e brincar com a torcida. Já se o gol for próximo do canto do campo, ele deve correr e saltar as placas de propaganda para interagir com os fãs.

Temos ainda comemorações mais criativas e inusitadas, como o “selfie” de Totti, que se destacou no primeiro trailer. O produtor não revelou muito sobre comemorações específicas dos principais e mais famosos jogadores, mas podemos esperar mais surpresas. PES 2016 continua com jogabilidade mais “arcade”. Porém, o título traz vários elementos de simulação inseridos nos detalhes. Além disso, pouco se variou dos controles em relação ao capítulo anterior.

Há ainda a variação de clima durante o jogo. PES tentar simular as condições climáticas de cada local. Se uma partida for na Inglaterra, por exemplo, lá teremos uma tendência maior de chuva. Já se for em um país com clima mais seco, o sol deve dominar, apesar de eventuais pancadas de chuva durante uma partida.

Silvio Luis e Mauro Betting serão novamente os responsáveis pelas vozes brasileiras, repetindo a dose do que têm feito nos últimos anos. Ao contrário do Fifa, não ha´times femininos e nem a confirmação das equipes que estarão no jogo.

 

2FIFA 16

 “A EA conseguiu tornar a tarefa parecer fácil e produzir um jogo que não apenas é bonito, mas fluido. As mulheres estão muito bem representadas e com boas animações, bem suaves e naturais, representando um grande avanço se comparado ao FIFA do ano passado, ainda que naquele não houvesse a presença feminina.

O mote de FIFA 16, como disse o Pelé no vídeo de divulgação, é “futebol bonito”. Não apenas pelas belas fintas, dribles e jogadas que vimos nos vídeos e costumamos ver em um bom futebol, mas principalmente pela inclusão das mulheres.

Mas isso não está relacionado à sua aparência física, e sim em ter as jogadores femininas bem representadas em um game deste porte. O que importa é que finalmente existe essa opção em um jogo considerado líder de mercado por muitos, mostrando que a representatividade é relevante.

Os gráficos bonitos vieram acompanhados de uma jogabilidade bem equilibrada e consideravelmente melhorada em relação à versão anterior. Os comandos seguem com fácil aprendizado, mesmo para quem nunca jogou FIFA na vida. O game está ainda mais fluido, natural e realista.

Com dribles fáceis e chutes a gol ou passes aperfeiçoados, o FIFA 16 surpreende com melhorias nos comandos. Os botões básicos seguem os mesmos de sempre, mas eles respondem e funcionam melhor. Isso vem casado com boas animações e uma inteligência artificial mais aprimorada, como jogadores de seu time que desviam realmente da bola, quando ela não é direcionada para eles.

E por falar em inteligência, os goleiros também estão ótimos, com boas defesas e lances mais espontâneos. Foi difícil fazer gol, principalmente em momentos quando Hope Solo se esticou para pegar uma bola que certamente ia no ângulo. Além disso, todos os jogadores trabalham bem em sintonia, ainda que o talento da inteligência artificial dependa do talento do jogador, ou jogadora, na vida real. Não adianta esperar uma performance incrível de alguém que tenha atributos realmente fracos.

O FIFA 16 está mais natural, e a bola rola mais constantemente no campo. Os cortes para escanteio, impedimento ou lateral estão mais rápidos e os dois times disputam bem a bola, mesmo em relação aos jogadores que não estão ativos naquele momento. O que importa é realmente a redonda e eles sabem disso.

Além disso, há uma experiência mais completa de futebol, que realmente empolga até mesmo quem não está por dentro do que rola no campo. Com controles fáceis, passes naturais e a inclusão dos times femininos, FIFA 16 se tornou um produto que a EA pode conseguir vender até mesmo para quem nunca jogou antes”.


Sem comentários