Clubes da Europa aceitam Mundial com 32 clubes

Fifa e Associação de Clubes Europeus renovam acordo até 2030
Pinterest LinkedIn Tumblr

Nesta segunda-feira (27), a Fifa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) renovaram seu acordo em um memorando de entendimento que se estenderá até 2030, com o objetivo de fortalecer a relação entre as duas entidades e trabalhar em conjunto no novo Mundial de Clubes.

O novo torneio será composto por 32 equipes em sua primeira edição em 2025, incluindo 12 clubes da Europa, uma questão chave para a realização do torneio.

A ideia é ter um playoff entre os campeões de todos os continentes, exceto a Europa, a partir de 2024. O vencedor da Uefa Champions League iria direto para a final, aguardando o adversário. A realização do Mundial de Clubes com mais equipes e com maior espaço de tempo foi adiada de 2021 para 2025, um ano antes da Copa do Mundo de 2026.

A divisão de vagas por continente para o torneio foi divulgada pela FIFA, com 12 para a Europa, seis para a América do Sul, quatro para as Américas Central e do Norte, quatro para a África, quatro para a Ásia, uma para a Oceania e uma para o país-sede do torneio. Os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vagas garantidas, enquanto outras serão escolhidas através de critérios como rankings das confederações.