Carro-bomba mata 9 pessoas durante a final da Eurocopa 2024

Pinterest LinkedIn Tumblr

Somália foi alvo de atentado terrorista

O domingo da Eurocopa teve um grande jogo, mas a decisão ficou marcada por um acontecimento trágico. A explosão de um carro-bomba próximo a um café de Mogadíscio, capital da Somália, resultou na morte de nove pessoas. Além disso, o incidente ainda deixou 20 feridos, de acordo com informações das autoridades.

O carro-bomba explodiu enquanto as pessoas estavam assistindo à final da Euro 2024. O café de Mogadíscio estava lotado devido à transmissão da final do Campeonato Europeu. Segundo o governo somali, o ataque foi feito pelo grupo jihadista Al Shabab, que tem realizado ações similares contra alvos de segurança, políticos e civis.

Embora o governo somali tenha atribuído o ataque ao Al Shabab, o grupo formado por rebeldes islâmicos radicais ainda não assumiu o atentado terrorista. O Al Shabab é conhecido por ser ligado à Al-Qaeda. Testemunhas contaram ter visto uma enorme bola de fogo e uma grande nuvem de fumaça na hora do incidente próximo do palácio presidencial.

Problema é grave no país

O Al Shabab promove há 17 anos uma insurgência violenta contra o governo federal da Somália. Neste período, o país já sofreu com diversos bombardeios. Um dia antes da final, cinco supostos membros do grupo islâmico foram mortos em um tiroteio. Os criminosos foram abatidos enquanto tentavam fugir do principal presídio de Mogadíscio.

No incidente, três guardas morreram e 18 pessoas ficaram feridas. Enquanto o grupo terrorista é um problema grave para o país, o presidente Hassan Sheikh Mohamud prometeu que fará uma guerra total contra os jihadistas.

[lwptoc]

Autor