(Foto: Divulgação/Comunicação FFC)

O sábado (11/06) marcará a partida de estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro Feminino A2 de 2022. As Guerreiras de Xerém, que integram o Grupo B, ao lado de Bahia, Botafogo e Vasco da Gama, encaram o Bahia pela primeira rodada da competição, em Laranjeiras, às 15 horas. Para esta edição do torneio, a CBF promoveu uma regionalização dos confrontos da primeira fase e os grupos foram formados seguindo critérios geográficos. Também houve mudança no formato, que passou a contar com 16 equipes por conta da criação da série A3.  

A CBF e a Eleven Sports transmitem os confrontos que não forem exibidos em TV aberta (Band) e TV fechada (SporTV), das séries A1, já em andamento, e A2 e A3, que ainda começarão.

 
 
 

Os participantes:

Grupo A: Aliança/Goiás, América (MG), Athletico e Minas Brasília

Grupo B: Bahia, Botafogo (RJ), Fluminense e Vasco da Gama

Grupo C: Botafogo (PB), Ceará, Fortaleza e UDA (AL)

Grupo D: Cefama (MA), Iranduba (AM), JC (AM) e Real Ariquemes (RO)

Formato de disputa:

Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno e returno dentro de cada grupo. Nas fases seguintes, os jogos acontecerão em partidas de ida e volta. Após o término da primeira etapa, estarão classificados os dois primeiros colocados de cada grupo. Os cartões amarelos serão zerados, o que não inclui o terceiro cartão amarelo e o cartão vermelho, cuja suspensão automática decorrente permanece em vigor. Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes dentro de cada grupo ao final da primeira fase, o desempate para efeito de classificação será definido pelo maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols pró, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e por último, sorteio. 

Na segunda fase, o mando de campo no segundo jogo será da equipe que tiver liderado o seu grupo. Os quatro confrontos eliminatórios com os dois melhores de cada grupo seguirá o seguinte formato: (1º A x 2º B, 2º A x 1º B, 1º C x 2º D, 1º D x 2º C). Nas etapas seguintes, o mando ficará com a equipe que tiver melhor campanha geral dentro da competição. Para os confrontos da terceira fase, os dois jogos eliminatórios com os vencedores das chaves anteriores seguirá o formato: (1A/2B x 2A/1B e 1C/2D x 1D/2C).

Os quatro primeiros colocados se classificam para o Brasileirão Feminino A-1 em 2023, enquanto os quatro últimos disputam o Brasileirão Feminino A-3 em 2023.