O Fluzão está mais vivo do que nunca no Campeonato Brasileiro. Na luta contra o rebaixamento, foi guerreiro para vencer o Flamengo, nesta quinta-feira, no Maracanã, por 2 a 0, pela 30ª rodada. Após um primeiro tempo ruim com direito a pênalti desperdiçado por Ganso (na única chance real), o time das Laranjeiras acordou no segundo, impôs-se em campo e ganhou com gols de Lima e Jhon Arias. Agora, o Tricolor soma 33 pontos e subiu para a 15ª posição, abrindo um pouco mais do Z4.
O Fluminense até começou a partida tentando adiantar a marcação e fazer uma pressão no Flamengo. Porém, não teve gás para fazer isso por muito tempo e viu o adversário tomar praticamente por completo as ações ofensivas. Com jogadores rápidos pelos lados, os rubro-negros ameaçavam e chegaram a dar um verdadeiro susto quando Alcaraz acertou a trave em chute de fora da área. Fábio fez golpe de vista e por muito pouco não foi traído na jogada.
Ao Flu restavam os contra-ataques. Com a maioria da equipe pouco inspirada e acuada por demais, nas duas boas espetadas que conseguiu dar Kauã Elias não soube aproveitar. Quando parecia que o primeiro tempo acabaria com um bom 0 a 0 para a equipe tricolor, Marquinhos foi derrubado por Léo Pereira na área. Falta essa não notada pelo árbitro de campo Raphael Claus, mas flagrada pelo VAR. Infelizmente, Jhon Arias, melhor cobrador, estava no banco de reservas em virtude de estar de volta após defender a Colômbia na Data-Fifa. Ganso, então, pegou a bola e parou nas mãos do goleiro Rossi. Desta forma, a ida para o vestiário com a igualdade, em vez de comemorada, teve gosto amargo.
Porém, quando se trata de um gênio, é bom esperar para reclamar. E assim funcionou com Ganso. No início do segundo tempo, ele achou passe espetacular de calcanhar para Kauã Elias avançar e tocar para Lima abrir o marcador. O gol deu moral à equipe e o segundo veio numa jogadaça. Em rápida triangulação, Martinelli recebeu no fundo, centrou e Jhon Arias (que entrara no intervalo no lugar de Marquinhos) marcou.
A partir daí ao rival só restava sair de qualquer jeito para o ataque. O Fluminense, então, seguiu com a estratégia de se fechar e buscar os contra-ataques. Embalado com a vitória no clássico, o Tricolor voltará a campo na terça, quando receberá, no Maracanã, o Athletico-PR em duelo atrasado da 17ª rodada.
O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Manoel, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Facundo Bernal (Victor Hugo, 33′ do 2ºT), Martinelli e Ganso (Isaac, 29′ do 2ºT); Lima (Renato Augusto, 39′ do 2ºT), Marquinhos (Jhon Arias, intervalo) e Kauã Elias (Germán Cano, 33′ do 2ºT).