O Fluminense enfrenta o Santos em partida histórica no próximo domingo (25/10), às 16h, no Maracanã, pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes, que realizaram o primeiro confronto em 1918, chegam ao centésimo jogo de uma disputa sempre muito equilibrada. O Tricolor vai aproveitar o momento para homenagear Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que completa 80 anos.
Em 26 de abril de 1978, em um amistoso contra o Racca Rovers, na Nigéria, Pelé fez mais um gol de placa e foi tricolor por um dia. Apesar de já estar aposentado, após clamor popular e apelo de autoridades, o Rei jogou o primeiro tempo pelo Fluminense, até porque rádios e jornais locais tinham divulgado a sua participação, fato que motivou a lotação do estádio. O Tricolor venceu a partida por 2 a 1, gols de Marinho Chagas e Arturzinho. A histórica participação aconteceu porque o Flu estava em excursão pela África, ao mesmo tempo em que Pelé visitava a região, em uma ação de marketing.
Neste domingo, apesar de ser mandante, o Tricolor vestirá o seu segundo uniforme, na cor branca, em homenagem a Pelé, que usou a também tradicional camisa pelo Fluminense contra o Racca Rovers. Além disso, o Maracanã terá uma iluminação especial e as redes sociais oficiais do Fluminense serão abastecidas com postagens em reverência ao Rei.
Fluminense x Santos chegam ao jogo 100 e Pelé será homenageado
Rei do Futebol será pauta no clássico