Os Moleques de Xerém conseguiram importantes resultados nos Estaduais Sub-15 e Sub-17 neste sábado (29/09). Em jogos válidos pela 10ª rodada, o Fluminense superou o Bangu, em Moça Bonita, nas duas categorias. Os mais novos golearam o adversário por 7 a 0, enquanto os mais velhos buscaram a virada por 3 a 1 contra os donos da casa.
A equipe sub-15 subiu a campo logo no começo da manhã, sabendo da necessidade de tirar a vantagem do então líder Flamengo no saldo de gols para reassumir a ponta da competição. Diante da missão, o Tricolor encurralou o Alvirrubro em seu campo desde o primeiro instante do duelo, desfilando novamente o talento que encanta a base brasileira. A impressionante agilidade com que, aos poucos, envolviam os rivais deixou por diversas vezes os Moleques de Xerém em condições de marcar, obrigando o goleiro a trabalhar. Até que, aos 20 minutos, Keven Samuel concluiu de primeira o cruzamento de Isaque Severino para balançar a rede.
Mal sabia o público presente ao estádio que a Esquadrilha 07 ainda se preparava para decolar. O alto nível de concentração e esforço empolgou o ambicioso elenco liderado pelo treinador Rômulo Rodriguez, aniversariante do dia. Decidido a ampliar o placar, o Flu cresceu ainda mais a partir do golaço de Matheus Reis, ganhando do marcador na corrida para encobrir o arqueiro depois do belo lançamento de Isaque. Nos quatro minutos seguintes, o Tricolor buscou mais três gols após precisas roubadas de bola. Os atentos Isaque Severino, Kaio Borges e Gabriel Renan levaram a melhor sobre a zaga adversária e, antes da saída para o intervalo, deixaram o placar parcial em 5 a 0 para o Tricolor.
A intensidade contribuiu para o resultado elástico. No segundo tempo, Isaque Severino, servido por Erick Silva, marcou mais um, enquanto Vagno Júnior, de pênalti, deu números finais ao confronto. Com a vitória, o Sub-15 vai aos 26 pontos e, devido ao saldo de gols superior ao do Flamengo (30 dos tricolores contra 29 dos rubro-negros), volta ao primeiro lugar na classificação.
Já o time Sub-17, apesar de ter saído em desvantagem no placar, correu atrás do prejuízo para encerrar o dia com chave de ouro. Sem desanimar após o gol sofrido nos primeiros minutos de jogo, o Fluminense soube jogar com paciência para trabalhar a bola e dominar o Bangu. A superioridade deu ao Tricolor condições de igualar o marcador ainda na etapa inicial. Entre as principais chances, destaca-se a jogada de Riquelme Felipe, driblando o zagueiro e arriscando da entrada da área uma finalização que explodiu na trave.
As substituições promovidas pelo técnico Daniel Pinheiro no intervalo, como as entradas de Agner e Kauã Elias, mudaram a cara da equipe. Com novo gás, o Flu mostrou atitude para pressionar o Bangu e, já nos segundos iniciais do segundo tempo, arrancar o empate. Agner soltou uma bomba da entrada e balançou a rede.
Pouco depois, Crysthyan Lucas cruzou na medida para Kauã Elias acertar belo cabeceio e virar o placar. Num outro lance, o centroavante chegou a carimbar a trave, ao receber passe de Agner, gingar sobre a marcação e finalizar a longa distância. Mas o papel que lhe coube na sequência foi o de garçom. Retribuindo a assistência do companheiro, Kauã Elias serviu Crysthyan Lucas, que bateu na saída do arqueiro para fazer 3 a 1 para os Moleques de Xerém. O triunfo mantém o Sub-17 na quarta colocação na tabela, com 20 pontos, carimbando antecipadamente o passaporte da equipe para as quartas de final do Estadual.
O próximo compromisso de ambos os times é no sábado que vem (08/10), quando enfrentam o Audax, às 13h e 15h, no Estádio Vale das Laranjeiras, em Xerém, pela 11ª e última rodada da Taça Guanabara.