Segue tenso o clima nos bastidores do futebol carioca. Uma nova reunião que aconteceria na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) na última quinta-feira, inclusive, foi cancelada. Em vídeo no seu canal no YouTube, o jornalista Victor Lessa, da Rádio Globo/CBN, informou que já existe uma possibilidade da união do Fluminense com Vasco e Botafogo para negociarem uma venda conjunta dos direitos de transmissão do Estadual de 2023 à Rede Globo.
No grupo de WhatsApp com dirigentes do futebol carioca para a discussão de tal tema, a Ferj mandou uma nota até irritada (assinada pelo presidente Rubens Lopes) com a postura irredutível de Vasco e Botafogo de não cederem. Ambos já avisaram que não aceitarão receber menos dinheiro que o Flamengo na divisão. Querem cotas igualitárias. O Fluminense, desde o início não aceitou o proposto pela Ferj (R$ 18 milhões para os rubro-negros e R$ 9 milhões para os demais grandes).
A Ferj já sinaliza em aceitar o que decidir a maioria pela falta de consenso. Fato esse que, claro, beneficia o Flamengo, uma vez que todos os pequenos já aceitaram. Os únicos dissonantes são Fluminense, Vasco e Botafogo.
Neste contexto, Lessa explica que algumas pessoas no Fluminense já defendem essa negociação paralela do trio junto à Rede Globo. Representantes tricolores, inclusive, estiveram na Ferj na quinta.
A relação do Flu com o Fla na gestão do Maracanã é um dificultador. Diz Lessa que o Fluminense, parceiro do Rubro-Negro na questão do estádio, age de maneira cautelosa, mas reforça que em nenhum momento o Tricolor se mostrou disposto a aceitar a divisão não igualitária dos direitos do Estadual.