Com 40 pontos conquistados, o Fluminense precisa de pelo menos mais duas vitórias para chegar aos 46 e ficar tranquilo com relação a um possível rebaixamento no Campeonato Brasileiro, podendo focar só na Copa Sul-Americana. Para isso, nas próximas quatro rodadas, o Tricolor inicia uma “Copa do Nordeste” para resolver sua vida na competição.
Neste domingo, o Flu recebe o Sport no Maracanã. Na quarta-feira, os comandados de Marcelo Oliveira enfrentam o líder Palmeiras fora de casa, um jogo em que a vitória é considerada bastante difícil. Na sequência, o Tricolor encara Ceará (casa) e Bahia (fora). De acordo com o planejamento da comissão técnica, a meta é estar tranquilo até o jogo na Fonte Nova.
Se o objetivo for cumprido, o time ganhará um tempo precioso antes do duelo decisivo contra o Atlético-PR, pelo jogo de volta da semifinal da Sul-Americana. O Tricolor terá 11 dias livres para treinar e se preparar, podendo até poupar jogadores na partida contra o Inter pelo Brasileirão para preservar seus atletas para a decisão.