Restando cinco rodadas para o fim do primeiro turno do Brasileirão, o Fluminense ocupa a 16ª posição na tabela, uma acima da zona de rebaixamento, e terá confrontos diretos decisivos pela frente para tentar sair dessa situação e se recuperar na competição. Nos últimos cinco jogos que faltam, o Tricolor enfrenta três clubes da parte de baixo: CSA, Avaí e Fortaleza.
Contra CSA e Avaí, o Time de Guerreiros terá o apoio de sua torcida no Maracanã para empurrá-lo para a vitória. Já contra o Fortaleza, a partida acontecerá no Castelão. Na melhor das hipóteses, caso vença os três, o Fluminense chegará aos 21 pontos, precisando de mais 24 pontos no returno para chegar aos 45, pontuação considerada segura para evitar a queda para a Série B.
Além dos três, o Fluminense ainda mede forças com outras duas equipes que brigam na parte de cima da classificação: Palmeiras e Corinthians, o primeiro fora e o segundo em casa. Vale lembrar que, também em agosto, o Tricolor luta por uma vaga na semifinal da Sul-Americana contra o próprio Corinthians, em jogos de ida e volta marcados para 22/08 (no Itaquerão) e 29/08 (no Maracanã).