fluminense
FOTO: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

O Fluminense terá pela frente uma decisão no meio de semana. Na noite desta quarta-feira (25), o Time de Guerreiros encara o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h (horário de Brasília), pelo jogo da volta das quartas de final da Copa Libertadores da América.

Depois de vencer por 1 a 0 no primeiro duelo, no Maracanã, o Flu terá a vantagem do empate na partida da volta. Nesta terça-feira (24), a delegação embarcou rumo à Belo Horizonte a presença do zagueiro Thiago Silva entre os relacionados é um trunfo importante para o técnico Mano Menezes.

 
 
 

O defensor, de 39 anos, que era dúvida por conta de uma contusão no calcanhar esquerdo, não aparentou sentir a lesão no embarque do elenco. Depois de uma pancada durante o primeiro jogo contra o Atlético-MG, Thiago Silva foi desfalque no clássico com o Botafogo, mas já voltou a ficar à disposição.

O aproveitamento do Fluminense com Thiago Silva

A presença do camisa 3 na viagem foi comemorada pela torcida e, com certeza, pela comissão técnica. Na “era Mano Menezes”, o aproveitamento do Fluminense é muito superior nas partidas em que Thiago Silva esteve em campo.

O atual campeão da Libertadores soma 18 jogos desde a estreia do treinador, em julho. O zagueiro esteve em campo nas oito vitórias conquistadas pelo time no período. Em contrapartida, a equipe não venceu quando o ídolo foi desfalque.

Com Mano Menezes, Thiago Silva disputou 12 partidas, das quais o Fluminense venceu oito, empatou duas e perdeu duas, o que representa 72% de aproveitamento. O time sofreu sete gols com o zagueiro em ação.

Por outro lado, nas seis partidas em que Thiago Silva não jogou, o Flu ainda não venceu, acumulando dois empates e seis derrotas, somando 11% de aproveitamento. Na ausência do defensor, o aproveitamento registrado é de 11%.

Dúvida na escalação

Apesar da presença na lista de relacionados, Thiago Silva ainda é dúvida para a partida. Caso não tenha condições de iniciar o jogo, o camisa 3 deve ser substituído por Antônio Carlos.