O Fluminense iniciou a semana de treinamentos com um grande dilema: qual será o meio-campo titular contra o Corinthians? Nesta terça-feira (13), Fernando Diniz terá um dia decisivo para testar as opções no elenco e dar um novo passo na direção da escolha definitiva.
Em grande fase nos últimos meses, Ganso é a única certeza do trio que entrará em campo na próxima quinta-feira, às 20h, em Itaquera. A dúvida está na dupla de volantes: Nonato foi vendido ao futebol europeu recentemente e André está suspenso do duelo decisivo.
O treino de segunda-feira (12) marcou o início da preparação tricolor para a partida, mas ainda não foi suficiente para Diniz encontrar a solução. Os onze titulares na vitória sobre o Fortaleza fizeram trabalhos regenerativos à parte e o treinador teve tempo limitado para trabalhar com o grupo completo.
Titular na partida do último sábado, Yago Felipe larga na frente pela vaga de segundo volante, mas conta com a concorrência de Martinelli e Nathan. Na vaga de André, Diniz terá que escolher entre Wellington e Felipe Melo. O veterano, inclusive, concederá entrevista coletiva no CT Carlos Castilho, nesta terça, para projetar a semifinal da Copa do Brasil. Não é regra, mas os entrevistados costumam ser escolhidos de acordo com a escalação do jogo seguinte.
O portal Lancenet analisa as principais opções de Diniz para escalar o meio-campo:
Felipe Melo e Yago Felipe
Seria a opção mais experiente e mais conservadora defensivamente – fatores importantes em um duelo de mata-mata. Ao mesmo tempo, seria a opção mais lenta e com menos entrosamento, uma vez que Felipe Melo e Yago Felipe atuaram poucas vezes lado a lado nesta temporada.
Levando em conta as últimas escolhas de Diniz, essa é a dupla mais provável. Na última vez em que não pôde contar com André (contra o Cuiabá), o treinador escalou Felipe Melo como primeiro volante. Da mesma forma, no último sábado contra o Fortaleza, Yago Felipe foi o escolhido para a vaga de Nonato.
Felipe Melo e Martinelli
Uma opção que une a experiência de Felipe Melo junto com a juventude de Martinelli. Os dois também atuaram poucas vezes juntos na temporada, mas costumam dividir o campo no segundo tempo de cada partida do Fluminense. Martinelli foi preterido por Nathan e Yago Felipe nas últimas partidas, mas, entre as opções atuais de volante, é quem mais entrou em campo nesta temporada.
Martinelli e Yago Felipe
Neste caso, Martinelli faria a função de primeiro volante com Yago Felipe mais adiantado. É uma dupla mais jovem e dinâmica, capaz de defender e atacar com intensidade. Apesar da menor experiência, levam vantagem no entrosamento: os dois chegaram a formar a dupla de volantes titular do Fluminense durante longo período na última temporada.
Wellington e Yago Felipe
Uma dupla conhecida e já testada por Fernando Diniz. No início desta passagem pelo Tricolor, o treinador escalou Wellington e Yago Felipe nos duelos contra Palmeiras e América-MG, ambos pelo Brasileirão. Nas duas ocasiões, André era desfalque e Nonato era opção no banco de reservas. Os resultados, no entanto, não foram bons: dois empates. Em seguida, Wellington perdeu a posição e entrou em campo apenas uma vez nos últimos três meses.