O Fluminense vive uma reta final decisiva na temporada de 2024. Com mais 10 jogos pela frente até o fim do ano, o Time de Guerreiros tem como principal objetivo a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.
A vitória diante do Cruzeiro, na semana passada, garantiu a saída da zona de rebaixamento para a equipe tricolor. O próximo compromisso será diante do Flamengo, na próxima quinta-feira (17), às 20h, no Maracanã, pela 30ª rodada.
Fluminense tem 6 jogadores em fim de contrato
De olho no planejamento para a temporada de 2025, após definir sua situação no Brasileirão, a diretoria do Fluminense terá a missão de definir o futuro do elenco. No grupo atual, seis jogadores têm contratos em reta final: Felipe Melo, Marcelo, Manoel, Diogo Barbosa, Jan Lucumí e Marquinhos.
Entre eles, a saída mais provável e já indicada é a de Lucumí. O atacante, de 20 anos, que chegou em janeiro por empréstimo junto ao Boca Juniors de Cali, tem apenas cinco atuações com profissional do Flu, sendo três pelo Brasileirão, uma pela Copa do Brasil e outra no Campeonato Carioca, sem marcar gols. O colombiano também soma cinco partidas e cinco gols pela equipe sub-20.
Outro jovem da lista, Marquinhos espera por uma oportunidade na próxima rodada. O atacante, de 21 anos, que teve sequência com Fernando Diniz, perdeu espaço e só atuou seis vezes desde a chegada de Mano Menezes. Diante da lesão de Serna e da suspensão de Keno, ele é candidato para iniciar o Fla-Flu, mas não tem bons números no ano e, ainda, aparece com uma estatística negativa, sendo o recordista do time em perdas da posse no Brasileirão, com média de 15 por jogo.
Os zagueiros
Com relação aos medalhões, Felipe Melo expôs o desejo de seguir no Clube visando a disputa do Mundial de Clubes de 2025 e tem a intenção de se aposentar no final da próxima temporada. Um levantamento publicado pelo NETFLU mostra que o zagueiro, de 41 anos, caiu de rendimento em 2024 e vem realizando sua temporada com menos jogos e piores estatísticas (veja clicando AQUI).
Ainda na zaga, Manoel está tentando recuperar espaço e ganhar a confiança de Mano Menezes. O defensor, de 34 anos, acumula somente 13 atuações na temporada, sendo 11 como titular. O defensor é o sétimo do time no Brasileirão no quesito cortes por jogo, com 2.3, mas tem baixo aproveitamento em outras estatísticas fundamentais na posição, como desarmes (0.7/jogo) e interceptações (0.4/jogo).
Os laterais
Ídolo da torcida, Marcelo, atualmente com 36 anos, já superou o número de partidas realizadas no ano passado. Depois de 32 jogos, com dois gols e uma assistência, em 2023, o camisa 12 acumula 34 partidas na temporada, com três bolas nas redes e dois passes decisivos.
O ex-lateral do Real Madrid lidera o elenco em número de chances criadas no Brasileirão (veja mais AQUI) e se destaca também em quesitos como bolas longas e desarmes. Apesar da idade avançada, a qualidade de Marcelo segue chamando atenção.
Diogo Barbosa, por sua vez, soma 33 partidas no ano, sendo 22 delas como titular, e uma assistência. O lateral chegou a passar recentemente por cirurgia no joelho e, após retornar, ganhou chances com Mano Menezes, inclusive deixando Marcelo no banco. Recentemente, a TNT Sports informou que a diretoria já teria indicado ao lateral o desejo de mantê-lo no grupo para 2025.
Nos rankings de estatísticas, Diogo Barbosa aparece como sétimo melhor passador do elenco no Brasileirão, com 27.9 por jogo 85% de assertividade, logo atrás de Marcelo (32.1 certos/jogos e 82% de acerto). O lateral também é o sétimo do time com mais desarmes, com 1.3/jogo, e o sexto com mais cortes (1.1/jogo).