(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Quase oito meses depois de sofrer uma grave lesão no joelho direito, o centroavante Pedro está de volta. O jogador foi relacionado pelo Fluminense para o duelo contra o Santa Cruz, nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil.

Pedro retorna ao Fluminense num momento ofensivo diferente. No ano passado, o camisa 9 era a referência e o time sofreu com a sua ausência. O ataque passou por uma seca de quase dez jogos em branco na reta final da temporada, mas essa dependência “acabou” em 2019.

 
 
 

O trio formado por Everaldo, Yony González e Luciano encaixou sob o comando de Fernando Diniz, e agora o treinador tem a missão de incluir Pedro na equipe. O trio ofensivo marcou 25 dos 38 gols do Tricolor na temporada – 65,8% da artilharia. No ano passado, o ataque foi responsável por apenas 41,2% dos gols feitos após a lesão de Pedro.

Sem Pedro, o técnico Marcelo Oliveira, comandante tricolor após a saída de Abel Braga, testou três jogadores na função de centroavante: Luciano (17 partidas), Kayke (5) e Júnior Dutra (1). Mas não conseguiu evitar a queda de produção ofensiva do time, que marcou 17 gols nos 23 jogos seguintes pós-lesão do camisa 9 – uma média de 0,74 por partida, abaixo dos 1,32 registrados até a ruptura dos ligamentos.

Pedro retorna ao Fluminense com a equipe com uma média de 1,8 gol por jogo (são 38 marcados em 21 jogos em 2019). Luciano é o goleador desta temporada, com 11 gols marcados. É seguido de perto por Yony González, que balançou as redes oito vezes, e Everaldo, com cinco.