O Fluminense teve seu pior aproveitamento em clássicos desde 2019 na atual temporada, o que não atrapalha a festa tricolor, bicampeão do Carioca e campeão da Libertadores em 2023. Foram só três vitórias em treze jogos contra os rivais, mas dois desses triunfos valeram taça.
O Tricolor bateu o Flamengo por 2 a 1, com gols de Germán Cano e Gabriel Pirani, para conquistar a Taça Guanabara desse ano. Depois, na decisão do Carioca, após perder por 2 a 0 na ida, o Time de Guerreiros goleou o mesmo rival na volta por 4 a 1 e ficou com o título. Cano 2x, Marcelo e Alexsander marcaram.
A outra vitória também foi marcante por conta de um lance histórico. Trata-se do 2 a 0 sobre o Vasco, na fase de classificação do Carioca. Germán Cano marcou os dois gols, sendo um deles uma pintura do meio-campo que entrou para a história do Maracanã.
De negativo ficou apenas o fato de o Fluminense não ter vencido o Botafogo. Foram três derrotas em três jogos, uma pelo Carioca e duas pelo Campeonato Brasileiro. Contra o Vasco, o Flu somou uma vitória, um empate e uma derrota. Já contra o Fla, foram duas vitórias, três empates e duas derrotas.