João Coelho Netto foi atleta tricolor no futebol e em sete outras modalidades
Há 120 anos nascia João Coelho Netto, ou simplesmente Preguinho, um dos grandes nomes da história do Fluminense. Além de ídolo no time de futebol, o superatleta defendeu o Tricolor em outras sete modalidades, sempre pelo clube das Laranjeiras. Confira o registro e homenagem no perfil oficial do Fluzão no X:
Preguinho foi conhecido como um superatleta. Além do futebol, também praticou atletismo, basquete, hockey, natação, saltos ornamentais, vôlei e polo aquático.
No futebol, Preguinho defendeu o Fluminense entre 1925 e 1938. Fez 128 gols em 174 jogos, além de ter conquistado o título estadual em 1937 e 1938. É o maior goleador do Estádio das Laranjeiras, com 78 bolas nas redes. Adepto do amadorismo, jamais quis ser remunerado para defender o clube, mesmo depois da profissionalização do futebol no Brasil, em 1933.
João Coelho Netto foi capitão da seleção brasileira na primeira Copa do Mundo, no Uruguai, em 1930. Foi de Preguinho o primeiro gol do Brasil em Mundiais. Em cinco partidas com a camisa amarelinha, fez nove gols.
Ele é homenageado com um busto localizado em frente ao ginásio que leva seu nome nas Laranjeiras. Ele faleceu em 1979, aos 74 aos, no Rio de Janeiro.
Rodrigo Mendes, pai da Giovana, é um jornalista e tricolor de coração de 43 anos. Formado pela Facha, trabalhou no Lance, no site Justiça Desportiva e também como assessor de imprensa.
Leia mais