Saem os jogadores, entram os alunos. Enquanto o elenco do futebol profissional está de férias, o Fluminense, em parceria com o Instituto Celulare, promove nesta semana, no Centro de Treinamento Carlos Castilho, um curso em fisioterapia avançada denominado MAC Sports. As aulas práticas têm como objetivo disseminar o Método de Aceleração Cicatricial, uma metodologia aprimorada ao longo da última temporada que envolve um equipamento que ajuda a reduzir em cerca de 80% o tempo de recuperação pós-jogo e, principalmente, a cura de lesões de atletas.
Após as aulas teóricas oferecidas à distância, o curso iniciou na última terça-feira sua fase presencial, em que os 18 alunos — selecionados entre mais de 200 inscritos — têm passado por um processo de imersão prático do conteúdo. As aulas ocorrem até este domingo, das 8h às 19h.
– É necessário ter a compreensão da dimensão disso. Temos aqui no Fluminense, com essa nova tecnologia, uma visão de 100 anos para frente da ciência. Esse conjunto de entendimento, que antes estava distante para um fisioterapeuta na área do esporte, ele se descortina agora no Fluminense – disse o coordenador de fisioterapia do clube, Nilton Petrone, o Filé, um dos responsáveis por ministrar as aulas práticas:
– Este curso também é uma forma de o Fluminense se colocar como fornecedor de conteúdo científico. A partir do que desenvolvemos ao longo da temporada com o método, podemos agora disseminar conhecimento e levar essa tecnologia para todo o mundo – completou Filé.