Foto: Divulgação/FFC

Na última segunda-feira, o Fluminense promoveu, em ação conjunta com o Museu do Samba, um aulão sobre as histórias de vida de Chico Guanabara e Cartola, dois tricolores ilustres e ícones da cultura popular do futebol e do samba no Brasil.

A ação, segundo o clube, faz parte do projeto Samba Educa e ocorreu no pré-vestibular Dona Zica, do Museu do Samba, localizado na comunidade da Mangueira. Coordenadora e curadora do Museu do Samba e neta de Cartola, Nilcemar Nogueira comentou sobre o projeto.

 
 
 

– O pré-vestibular social Dona Zica leva não apenas a questão do conhecimento escolar, como matemática, física, química… Também trabalhamos identidade, ancestralidade, para saber de onde viemos, como estamos e para onde queremos ir. A cada turma que se fecha, nós vemos os alunos voltando aqui para dar depoimentos sobre o processo de sua aprovação e sempre falam como, além das matérias de fato, o mais importante que aprenderam foi a questão de pertencimento, identidade, e que isso fez toda a diferença para eles se verem como indivíduos – afirmou.