Socios.com é app líder no segmento (Foto: Divulgação - FFC)

Pouco mais de duas semanas após os torcedores esgotarem a venda de fan tokens do Fluminense, a previsão é que novas unidades sejam vendidas até o fim do ano. Até o momento, foram lançados apenas 50 mil $FLU, que ainda não foram listados. Após essa listagem, até 10 milhões de $FLU poderão ser liberados e circular, mas tudo depende de oferta e de demanda de mercado.

O fan token é um ativo digital que dá direito ao torcedor de participar de votações, como, por exemplo, enquete que definiu a frase a ser aplicada nas paredes do vestiário do time no Maracanã. Cada $FLU foi vendido a US$ 1 dólar (cerca de R$ 5), e o torcedor terá maior ou menor influência nas decisões ou promoções de acordo com a quantidade de tokens que tiver. A primeira experiência exclusiva será um encontro entre os torcedores com a dupla Germán Cano e Paulo Henrique Ganso.

 
 
 

O momento para os criptoativos, no entanto, não é o mais favorável. O cenário atual mostra que os tokens de alguns clubes brasileiros vêm sofrendo com fortes variações e, no geral, custam menos que o valor de lançamento. Dos clubes brasileiros já listados, apenas o Santos viu seu fan token valorizar – inclusive é o mais caro do mundo atualmente (na tarde desta quinta-feira, era comercializado por cerca de US$ 13,7 dólares, ou seja, R$ 71,80) -, mas também vem sendo impactado pela volatilidade.

A variação dos valores dos fan tokens, no entanto, não parece ter atrapalhado as vendas do $FLU nesse primeiro momento: os 50 mil tokens foram vendidos em dois dias. Os valores entre as parte foram firmados em parcerias prévias, e a receita das transações dos tokens é dividida entre as empresas. Os acordos de divisão, no entanto, não foram divulgados pelo clube ou pela Socios.com.