Com uma campanha pífia no Campeonato Brasileiro até aqui, o Fluminense tem apenas seis pontos conquistados em dez jogos e já liga o sinal de alerta. Atualmente na lanterna, o Tricolor precisará de uma boa campanha de recuperação para sair de onde está.
Levando em consideração que a pontuação “mágica” para escapar do rebaixamento é de 46 pontos, o Tricolor precisaria somar mais 40, ou seja, 13 vitórias e 1 empate, restando 28 jogos a serem realizados. Ou seja, deve vencer quase a metade.
O Fluminense ainda fará mais 14 jogos como mandante e outros 14 como visitante, lembrando que há clássicos no meio que são considerados campo neutro. É bom ressaltar ainda que a “nota de corte” do rebaixamento varia de ano a ano dependendo do rendimento dos clubes do Z4.
Já houve clubes que se salvaram com 39 pontos (a menor), por exemplo. Outros entre 40 e 45. Mas nunca um clube com 46 caiu para a segunda divisão. Com 45, a chance de salvação é muito alta, mas o Coritiba acabou rebaixado pelo próprio Fluminense com essa pontuação em 2009.
Paulo Vitor Vasconcellos tem 23 anos, é tricolor fanático, escritor e jornalista formado em 2016 pela Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou, de 2015 a 2018, como redator de esportes e, posteriormente, de cinema no portal VAVEL Brasil, cobrindo o Fluminense e a Comic Con Experience 2016 e 2017. Autor do livro Olhos de Lázzuli, ficção e fantasia voltada especialmente para o público infanto-juvenil. Exercer a função de repórter no NETFLU
Leia mais