Sem chances de classificação à Libertadores, o Fluminense, além da briga contra o rebaixamento, precisa de pontos para não ficar fora da disputa de uma competição internacional em 2018. Para obter vaga na Copa Sul-Americana, necessita derrotar os três últimos adversários pelo Brasileiro.

Vencendo a Ponte Preta nesta segunda-feira, Sport, no sábado, e Atlético-GO, na última rodada, o Tricolor vai a 52 pontos e garante presença no segundo campeonato mais importante do continente.

 
 
 

É possível que consiga a classificação com sete ou até seis pontos nessas três partidas, mas a probabilidade diminui consideravelmente. Hoje, a chance de o Tricolor disputar a Sul-Americana no ano que vem é de 21,8%, de acordo com o site “Chance de Gol”. Para a UFMG, a possibilidade é maior: 30,6%.

Os arquirrivais do Tricolor – Flamengo, Botafogo e Vasco – estão praticamente garantidos em uma competição internacional em 2018. Os dois primeiros integram o G7 que dá vaga à Liberadores e o Cruzmaltino vem logo atrás, em oitavo, ainda na briga. Com 53 pontos, o Rubro-Negro já tem presença assegurada, pelo menos, na Sul-Americana.