Derrotar o Flamengo por. no mínimo, dois gols de diferença e erguer o troféu de campeão estadual. É o que todo o tricolor deseja para o compromisso derradeiro do próximo fim de semana. Um tabu de 12 anos que seria quebrado.
O Fluminense precisa repetir um feito que não ocorre no Campeonato Carioca desde 2005, quando ele próprio foi campeão, para reverter a vantagem do rival na final e ficar com a taça desta temporada.
Aquele foi o último ano em que o clube derrotado no primeiro jogo da decisão conseguiu ser campeão ao vencer a segunda partida. Desde então sempre o ganhador da primeira partida da decisão acabou com a taça do Estadual.
Em 2005, o Fluminense foi surpreendido pelo Volta Redonda, no Maracanã, e perdeu por 4 a 3. Mas no jogo de volta a equipe tricolor triunfou por 3 a 1 e foi campeã. Vale lembrar que naquele ano o treinador era Abel Braga, que ganhou o primeiro Estadual como técnico.
Depois, em 2006, 2008, 2012, 2015 e 2016, o campeão foi o clube que ganhou a partida de ida. Isto é, Botafogo, Flamengo, Fluminense e o Vasco (duas vezes), respectivamente.
Em 2007, 2009 e 2014, ambos os jogos das finais terminaram empatados, sendo que nas duas primeiras o Flamengo derrotou o Botafogo nos pênaltis. E na última o time da Gávea levou a taça diante do Vasco por ter a melhor campanha em todo o Estadual.
Em 2010 e 2011, o Botafogo e o Flamengo foram campeões, pela ordem, por terem conquistado ambos os turnos do Carioca: Taça Guanabara e Taça Rio.