A maratona no futebol brasileiro continua. Os times seguem jogando muitas vezes numa temporada e, por isso, o jornalista Carlos Eduardo Mansur, do jornal “O Globo”, fez um comparativo. Ele levantou o máximo de partidas que os cariocas farão em 2017 e comparou com os europeus. O Fluminense é aquele que pode mais entrar em campo: 88 vezes.
Mansur toma como exemplo os oito times que seguem vivos na Liga dos Campeões, atuando em frentes nacionais e continentais até o fim da temporada. O número máximo de jogos que podem realizar varia entre 54 e 65. No Rio, Botafogo, Flamengo e Fluminense podem jogar entre 82 e 88. A diferença pode superar 30 jogos, em casos extremos. E 30 jogos são quase quatro meses atuando às quartas e domingos. Só o Vasco pode ter um ano “europeu”, já que caiu na Copa do Brasil, não aderiu à Primeira Liga e não joga torneios sul-americanos.
Os “culpados” são os Estaduais, que contribuem com 18 datas e a Primeira Liga, com mais seis jogos no calendário. O jornalista ainda critica este torneio que, segundo ele, “não cumpriu o objetivo de ser bandeira de luta e sobrecarregou ainda mais a agenda”.