O Fluminense tem como principal objetivo até o final de 2024 garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro. O Tricolor, que visita o Internacional, nesta sexta-feira (8), às 19h, é o atual 14º colocado do Brasileirão Série A, com 37 pontos, apenas três a mais do que o Athletico-PR, que abre a zona de rebaixamento.
No entanto, além de fugir da queda, o Flu também sonha com vaga em torneio internacional. Na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana, o Time de Guerreiros pode ter calendário cheio em 2025, com cinco competições pela frente.
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor tem 32,1% de chances de conseguir classificação para o torneio. Atualmente, a linha de corte no Brasileirão está na 12ª posição, mas o encerramento de competições desta temporada deve ampliar o número de vagas.
Sonhando com a presença na Sul-Americana, o Fluminense tem outras quatro competições garantidas no calendário. O Clube irá disputar Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e, também, o Mundial de Clubes, que será disputado na metade de 2025 – a vaga foi garantida com o título da Libertadores de 2023.
O Fluminense ainda busca seu primeiro título na história da Copa Sul-Americana, competição organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) desde 2022.
A melhor participação aconteceu em 2009. Na oportunidade, o Tricolor acabou derrotado pela LDU. Depois de perder por 5×1 na ida, no Equador, o Tricolor chegou a vencer por 3×0 no Maracanã, mas não conseguiu reverter o resultado.
Além de 2009, outra grande campanha do Fluminense na Sul-Americana aconteceu há seis temporadas. Em 2018, o time caiu na semifinal diante do Athletico-PR, que acabou conquistando o título do torneio.
O Flu já participou de 10 edições da Sul-Americana até hoje e foi o responsável pela maior goleada do torneio. Em 2022, o Tricolor não tomou conhecimento do Oriente Petrolero e venceu por 10×1, na Bolívia.