O Fluminense se despediu da Superliga neste sábado, 17, após perder para o Camponesa/Minas por 3 sets a 1, com parciais de 25×22, 23×25, 25×15 e 25×23. O Time de Guerreiras foi até a casa das adversárias para a segunda rodada dos playoffs, jogou bem, mas a derrota na partida tirou as Tricolores da competição. Nas quartas de final, disputada em melhor de três jogos, as mineiras já tinham vencido o primeiro duelo e com mais um resultado positivo se classificaram para a semi.
Em quadra com levantadora Giovana, a líbero Sassá, as ponteiras Thaisinha e Michelle, as centrais Lara e Letícia Hage e a oposta e Arianne, o Fluminense se atrapalhou um pouco no início, mas encarou e logo chegou ao empate (5 a 5), acompanhando as adversárias de perto. Aproveitando os erros de recepção das mineiras, as Tricolores viraram o jogo (9 a 8) e seguiram na vantagem. Os times se alternavam no placar, o que forçou a pausa do Minas, que voltou forte no contra-ataque, avançou no marcador (20 a 14) e fechou por 25 a 22.
Melhor no segundo set, o Flu logo abriu três pontos de diferença e com Arianne atacando bem, o time se manteve na liderança. O técnico Hylmer Dias colocou Larissa no lugar de Letícia Hage, mas o Minas tinha um jogo rápido, reagiu e empatou (16 e 16). Novamente o Fluminense teve calma para reverter o placar, fez quatro aces e faturou a parcial por 25 a 23.
Início de terceiro set tenso, com advertência para Thaisinha, que reclamou da arbitragem. Quando o Minas abriu quatro pontos de diferença (7 a 3), nova pausa para o Time de Guerreiras. Hylmer pediu mais atenção na troca de passes e funcionou. A equipe reagiu, novamente Thaisinha se impôs, pontuou, forçou o saque e deixou tudo igual (10 a 10). Mudanças no Flu: Clarisse entrou para substituir Michelle e Renatinha voltou à quadra no lugar de Giovana. Apesar das alterações, as Tricolores não conseguiram segurar as adversárias, que levaram mais um: 25 a 15.
No quarto set, o Flu melhorou os passes, o ataque e tinha um bloqueio eficiente, que deteve o Minas por um bom tempo. Thaisinha sobrava no jogo e dava trabalho para as rivais. Por duas vezes Lara Nobre empatou na reta final, mas não deu para o Time de Guerreiras, que perdeu o quarto set por 25 a 23 e se despediu da Superliga fazendo um dos jogos mais disputados da temporada.
Além do Camponesa/Minas, Dentil/Praia Clube e SESC-RJ garantiram vaga nas semifinais. Um duelo entre Hinode Barueri e Vôlei Nestlé decide quem avança na competição.
Vale lembrar que o Fluminense se classificou para as quartas de final na sexta colocação, com 37 pontos, se igualando ao Hinode Barueri, mas no desempate a equipe paulista ficou uma posição acima pelos sets average. Os critérios obedeceram a seguinte ordem: número de vitórias, sets average, pontos average, confronto direto (em caso de empate entre as duas equipes) e sorteio.