Em 2010, Fluminense foi campeão brasileiro após vitória diante do Guarani (Foto: Photocamera)
Em 2010, Fluminense foi campeão brasileiro após vitória diante do Guarani (Foto: Photocamera)

O sofrimento que o Fluminense passa nesta temporada com chances de cair para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro não é novidade para os tricolores. Isso porque o time já acostumou seus torcedores a fortes emoções. Para se ter uma ideia, desde que o Time de Guerreiros voltou à Primeira Divisão em 2000, com exceção de 2004, sempre brigou por títulos ou para não cair.

Nestas 13 edições, o Fluminense esteve na disputa na parte de cima oito vezes, enquanto brigou para não cair em quatro oportunidades, ficando uma única vez no meio da tabela.

 
 
 

Relembre aqui como foram essas temporadas:

2000:

No Módulo Azul da Copa João Havelange, o Fluminense fez boa campanha e terminou em terceiro lugar (atrás apenas de Cruzeiro e Sport). Com a classificação, o Tricolor foi para as oitavas de final enfrentar o São Caetano, primeiro colodado no Módulo Amarelo. Nesta fase, o time acabou sendo eliminado após empatar por 3 a 3 fora de casa (no Palestra Itália) e ser derrotado no Maracanã por 1 a 0.

2001:

Mais uma campanha positiva do Fluminense ficando em terceiro lugar na primeira fase da competição. Nas quartas de final eliminou a Ponte Preta ao vencer jogo único no Maracanã por 3 a 2. Caiu na semifinal ao perder pelo mesmo placar para o Atlético-PR na Arena da Baixada.

2002:

Comandado pelo astro e recém-contratado Romário, o Fluminense foi irregular na primeira fase, mas conseguiu se classificar para as quartas com a sétima colocação. Nesta etapa, passou pelo São Caetano ao vencer por 3 a 0 no Maracanã e perder por 2 a 0 no Anacleto Campanella. Voltou a ser eliminado na semifinal pelo Corinthians. O Tricolor venceu a ida no Maracanã, mas perdeu a volta no Pacaembu por 3 a 2 e o time paulista avançou por ter feito melhor campanha e jogar com a vantagem de dois resultados iguais.

2003:

Ano de sofrimento. Na primeira edição dos pontos corridos, o Fluminense terminou na 19ª colocação com 52 pontos. Neste campeonato, tinham 24 clubes e só dois seriam rebaixados, mas o alívio só foi sacramentado na última rodada com a vitória por 1 a 0 sobre o Juventude no Maracanã.

Time de 2004 recheado de astros foi a decepção
Time de 2004 recheado de astros foi a decepção

2004:

Ano de exceção para a torcida do Fluminense. Com uma equipe recheada de astros do porte de Ramon, Roger, Edmundo e Romário, o Tricolor entrou na competição com grandes expectativas, mas ficou apenas com o nono lugar.

2005:

Essa temporada acabou reservando grande decepção para a torcida tricolor. Depois de brigar lá em cima durante todo o Brasileiro, o Fluminense perdeu os últimos cinco jogos e terminou na quinta colocação, deixando escapar uma vaga na Libertadores que era praticamente certa.

2006:

Mais um campeonato de luta contra o rebaixamento. O Fluminense terminou a competição em 15º lugar e só garantiu a permanência na Primeira Divisão com uma vitória de 2 a 1 sobre o Santa Cruz no Arruda na penúltima rodada

2007:

Já campeão da Copa do Brasil, o Fluminense tinha a classificação para a Libertadores do ano seguinte assegurada. Mesmo assim, fez boa campanha e terminou com o quarto lugar com 61 pontos.

2008:

Abalado pela derrota na final da Libertadores, o Fluminense demorou a se ajustar no Brasileiro, além do fato de ter jogado as primeiras rodadas com o time reserva por estar priorizando a competição internacional. Terminou em 14º lugar com 45 pontos e afastou completamente as chances de cair na penúltima rodada ao empatar em 1 a 1 com o São Paulo no Morumbi.

Em 2009, alívio veio com vitória sobre o Coritiba na última rodada (Foto: Photocamera)
Em 2009, alívio veio com vitória sobre o Coritiba na última rodada (Foto: Photocamera)

2009:

Drama até o último minuto. Mais uma vez, o Fluminense fez campanha ruim no Campeonato Brasileiro e o rebaixamento parecia certo. Mas numa arrancada surpreendente, o Time de Guerreiros evitou a queda. O alívio só veio na última rodada da competição com um empate por 1 a 1 com o Coritiba, resultado que rebaixou justamente o Coxa, no Couto Pereira. O Tricolor terminou o Brasileirão em 16º lugar com 46 pontos.

2010:

Ano da redenção tricolor. Depois de muito sofrimento e frustração nas temporadas anteriores, o Fluminense foi campeão brasileiro somando 71 pontos. O jogo do título foi o da última rodada com a vitória por 1 a 0 sobre o Guarani no Engenhão.

2011:

Mais um ano de boa campanha do Fluminense. O Tricolor terminou em terceiro lugar com 63 pontos e tinha chances de tíitulo até a penúltima rodada.

2012:

Nova conquista do Fluzão. Após uma campanha irretocável, o Tricolor garantiu o título a quatro rodadas do fim com vitória sobre o Palmeiras por 3 a 2 em Presidente Prudente. O Fluminense terminou a competição com 77 pontos.


Sem comentários