O Fluminense vive péssimo momento no Brasileirão 2024. O tricolor é o 16º colocado, com 30 pontos ganhos em 28 partidas disputadas. Apesar de ainda lutar contra o rebaixamento, o time comandado por Mano Menezes ainda sonha com uma vaga na Sul-Americana, competição que não disputa desde 2020.
Na Sul-Americana de 2020, o Fluminense foi eliminado precocemente na primeira fase pelo Unión La Calera, do Chile. Após empate pelo placar de 1 a 1 no Maracanã, as duas equipes voltaram a se enfrentar no Chile, no jogo de volta. O jogo terminou empatado sem gols e por conta do gol marcado fora, os chilenos acabaram classificados para a segunda fase.
Na ocasião, o campeão daquele ano foi o Defensa y Justicia, da Argentina, que venceu o Lanús pelo placar de 3 a 0.
Gols:
Fluminense: Muriel, Gilberto, Luccas Claro, Digão e Egídio; Henrique, Hudson, Yago Felipe (Marcos Paulo), Matheus Alessandro (Evanilson), Miguel (Michel Araújo); Nenê.
Técnico: Odair Hellmann
Unión La Calera: Arias, Andía (Navarrete), Vilches, García e Cordero; Seymour (Thomas Rodríguez), Valencia, Castellani, Leiva e Stefanelli (Cáceres); Sáez.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Unión La Calera: Arias, Andía, Navarrete, Garcia e Cordero; Christián Vilches, Valencia, Castellani e Leiva; Stefanelli (Jeisson Vargas/Andrés Vilches) e Sáez.
Técnico: Juan Vojvoda
Fluminense: Muriel, Gilberto, Luccas Claro, Digão e Egídio; Henrique (Matheus Alessandro), Yuri e Nenê; Caio Paulista (Michel Araújo), Marcos Paulo (Ganso) e Evanílson.
Técnico: Odair Hellmann
O Fluminense é o 16º colocado no Brasileirão 2024 e esta a cinco pontos do primeiro clube dentro da zona de Classificação para a Sul-Americana.