O Fluminense enfrenta o Deportivo Cuenca (EQU), na noite desta quinta-feira, às 19h30, no Maracanã, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Será o segundo confronto entre as equipes na história, porém, esta é a quarta vez que o Time de Guerreiros encontra um equatoriano na competição.
Nas três ocasiões anteriores em que enfrentou um clube do Equador na Sul-Americana, o Fluminense levou a melhor duas vezes – contra Universidade Católica de Quito e LDU, no ano passado. Já na única vez que foi derrotado, foi pela própria LDU, na decisão de 2009. Na história, o Tricolor enfrentou times equatorianos em 21 oportunidades, venceu 15, empatou duas e perdeu apenas quatro. Foram 50 gols marcados e 27 sofridos.
O Fluminense venceu o jogo de ida contra o Deportivo Cuenca por 2 a 0, no Equador. O Tricolor pode confirmar a classificação em caso de empate ou derrota por até um gol de diferença. Caso avance às quartas de final, enfrentará o Nacional, do Uruguai, que eliminou o San Lorenzo, da Argentina.