O Fluminense lançará na quarta-feira o seu novo terceiro uniforme, que terá homenagem ao cantor e compositor Cartola. A data do lançamento não é aleatória, como mostra reportagem do site ge. Acontecerá no dia em que o artista faria aniversário. A linha terá as cores verde e rosa predominantes.
Tais cores ligam Cartola e Mangueira. O tom será verde escuro, com a manga, patrocínio, escudo e logo da Umbro em rosa fluorescente. A letra de “Corra e olha o céu” (1974), composta ao lado de Leci Brandão, está presente. Além de patch homenageando Cartola na barra inferior.
A ligação entre Cartola e o Fluminense começou ainda na década de 1910, quando Agenor de Oliveira gostava de acompanhar os treinos do time principal, nas Laranjeriras. A equipe que foi tricampeã carioca entre 1917/18/19 tinha o goleiro Marcos Carneiros de Mendonça, um dos grandes ídolos do clube e que se tornou amigo de Cartola.
Alguns anos depois, Cartola se mudou para o Morro da Mangueira e fundou a Estação Primeira de Mangueira. Os motivos para a escolha do verde e rosa geram debate até hoje. Uma delas diz que é referência a bandeira do “Rancho dos Arrepiados”, agremiação carnavalesca de Laranjeiras, na qual o seu pai tocava.
Diz a outra corrente que era em homenagem ao Fluminense, clube de coração de Cartola. Elas deveriam ser verde e grená, mas as fantasias em tom de grená desbotavam nas lavagens e viravam um rosa.
Um momento marcante desta relação aconteceu em 1969, quando o já consagrado Cartola foi convidado pelo então presidente do Fluminense, Francisco Laport, para um almoço, onde seria homenageado pela diretoria.
Já em 1975, quando Rivellino deixou o Corinthians e foi anunciado pelo Fluminense, Francisco Horta chamou Cartola para o lançamento da torcida Manga-Flu, que levou 120 ritmistas ao Maracanã para receber o craque.
Anos depois, em 1980, o Flu conquistou o Campeonato Carioca. O título veio em 30 de novembro daquele ano, exatamente no dia em que Cartola faleceu.
Conheça a letra de “Corra e Olhe o Céu”
Linda!
Te sinto mais bela
Te fico na espera
Me sinto tão só
Mas
O tempo que passa
Em dor maior
Bem maior
Linda!
No que se apresenta
O triste se ausenta
Fez-se a alegria
Corra e olha o céu
Que o Sol vem trazer
Bom dia
Ai, corra e olha o céu
Que o Sol vem trazer
Bom dia
Linda!
Te sinto mais bela
Te fico na espera
Me sinto tão só
Mas
O tempo que passa
Em dor maior
Bem maior
Linda!
No que se apresenta
O triste se ausenta
Fez-se a alegria
Corra e olhe o céu
Que o Sol vem trazer
Bom dia
Ai, corra e olhe o céu
Que o Sol vem trazer
Bom dia