A Taça Olímpica, maior honraria do esporte (Foto: Mailson Santana/FFC)

A história do esporte olímpico do Fluminense contada de forma especial. A partir deste sábado, o Museu Interativo do clube apresentará uma exposição que contará com fotos, vídeos e textos, a grandiosa tradição do Tricolor nas mais diversas modalidades. Uma atividade em especial que foi realizada no clube será um grande destaque.

– Vamos mostrar imagens inéditas dos Jogos Olímpicos Latino-Americanos de 1922. O evento foi todo realizado na sede do Fluminense, nas Laranjeiras, e historicamente é considerado uma das grandes comemorações do centenário de independência do Brasil. Na época, sem qualquer ajuda governamental, o clube ampliou e cedeu as suas instalações para a competição. Foi um marco para os esportes olímpicos do país – disse Dhaniel Cohen, membro do departamento Flu Memória e responsável por organizar a exposição.

 
 
 

Cabe ressaltar que no Museu Interativo também será possível conferir uma réplica da Taça Olímpica de 1949 e a pistola de Afrânio da Costa, primeiro medalhista olímpico da história do Brasil e então atleta do Tricolor. Arnaldo Guinle, personagem fundamental da história do Fluminense e Olímpica do país, também será relembrado.

– Importante dizer que se hoje existe Olimpíada no Brasil, todos têm que agradecer ao Arnado Guinle, que sempre foi um dos grandes entusiastas do esporte olímpico no país e membro do COI na década de 20. Ele, que foi um dos maiores presidentes do Tricolor, também presidiu a Confederação Brasileira de Desportos e entregou, através do Fluminense, um fundamental legado para nossa história – afirmou Heitor D’Alincourt, também do Flu Memória.

Exposição, objetos históricos, o Fluminense é uma parada obrigatória para todos que desejam conhecer a fundo o esporte nacional.