Classificado! O Fluminense, nesta quarta-feira (22), entrou em campo diante do Sampaio Corrêa, pela terceira fase da Copa do Brasil de 2024, e, após vencer o jogo de ida por 2 a 0, voltou a vencer nesta noite pelo placar de 2 a 0. Portanto, 4 a 0 no agregado.

Fernando Diniz fez a opção de iniciar o duelo praticamente com o mesmo time que derrotou o Cerro Porteño (PAR), na última quinta. A diferença que ocorreu foi motivada pela baixa do volante Lima, que por conta de um estado gripal foi afastado da relação da partida. Com isso, Martinelli foi para o meio. Felipe Melo, de volta, fez a dupla de zaga com Antônio Carlos.

 
 
 

Na etapa inicial, uma atuação protocolar do Tricolor das Laranjeiras. Apesar de começar um pouco inseguro defensivamente, o novo papai Jhon Arias homenageou a chegada de sua filha ao marcar pelo Fluzão, aos 20 minutos do primeiro tempo. Em rápida troca de passes, Ganso achou o camisa 21, que fuzilou contra o gol de Felipe. O ex-Corinthians falhou feio e assim o Time de Guerreiros inaugurou o placar.

Ainda assim, a defesa de Diniz continua deixando muitos espaços. Aos 13, o Bolívia Querida teve um gol anulado por impedimento. Em falha do jovem Alexander, a equipe maranhense armou um rápido contra-ataque. A arbitragem de campo e o VAR anularam o tento rival. João Felipe, aos 15, também teve uma chance de marcar em cabeçada na pequena área. Alerta defensivo continua ligado. 

Para o segundo tempo, a equipe não sofreu alterações. A dupla Felipe Melo e Antônio Carlos sofreu com algumas jogadas do adversário, porém nada que preocupasse o goleiro Fábio. Nos 10 minutos do segundo tempo, Cano fez uma jogada, deixando para Keno. O ponta tabelou com Marcelo, com a bola sobrando para boa finalização de Alexsander.

Com 19 do segundo tempo, as duas primeiras alterações do Fluminense foram promovidas por seu treinador. Alexsander e Keno saíram para as entradas de Renato Augusto e John Kennedy. Diante disso, o Flu mudou para quase uma espécie de 4-4-2. Ganso junto de Renato Augusto na armação, enquanto Cano e Kennedy mais centralizados na área.

A equipe, por sua vez, continuava sem profundidade, problema este comum ao longo desta temporada. Todavia, ainda assim, aos 30, Keno sofreu uma penalidade. Arias foi para bola, porém o goleiro Felipe defendeu. Minutos depois, aos 35, John Kennedy ampliou para o Tricolor em jogada de puro oportunismo. Nos minutos finais, ainda deu tempo de Terans, Gabriel Pires e Isaac entrarem na vaga de Cano, Felipe Melo e Ganso.  

O Time de Guerreiros foi a campo nesta noite com: Fábio; Guga, Felipe Melo (Gabriel Pires), Antonio Carlos e Marcelo; Alexsander (Renato Augusto), Martinelli e Paulo Henrique Ganso (Isaac); Keno (John Kennedy), Jhon Arias e Germán Cano (David Terans).

Diante de tal resultado, o Tricolor agora se junta aos times do Red Bull Bragantino e do rival Vasco da Gama, que estão garantidos nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2024. A vaga ainda rendeu R$ 3,4 milhões aos cofres do Fluzão, que já havia acumulado R$ 2,2 por participar desta terceira fase. 

Agora, com a 7ª e 8ª rodadas do Brasileirão adiadas por conta das fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul, os comandados de Fernando Diniz voltam a campo somente na última rodada da fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores

Na próxima quarta (29), às 21h30 (de Brasília), diante do Alianza Lima (PER), no estádio do Maracanã. Cabe destacar que o Flu já está garantido nas oitavas do torneio continental, mas busca uma melhor posição no tabela geral da competição sul-americana