O Fluminense tem investido e agora já colhe frutos com o seu departamento de licenciamentos. O clube já está no top-5 do Brasil dos que possuem mais lojas próprias.
Desde 2019, o Tricolor expandiu consideravelmente sua atuação no mercado varejista e, desde então, inaugurou 19 novos pontos de venda.
Entre 21 lojas fixas, e-commerce e as lojas no Maracanã, contemplando unidades espalhadas pelo Rio e pontos fora do estado, o Flu entrou no top-5 de clubes brasileiros com mais lojas próprias. Com isso, aumentou seu faturamento.
Nos quatro primeiros meses deste ano, os repasses dos royalties referentes à franquia das lojas foram 14% maiores do que em todo o ano de 2019. Considerando 2021, período muito impacto pela pandemia e a com a torcida ainda voltando aos estádios, esta linha de receita foi 2032% superior do que o registrado em 2018.
De junho de 2019 a abril de 2022, o Fluminense saiu de 41 para 67 parceiros comerciais, oferecendo aos seus torcedores mais de 4,3 mil itens entre editorial, alimentos e bebidas, vestuário, cama mesa e banho, brindes diversos, acessórios, calçados, higiene pessoal, linha baby e utensílios domésticos. O aumento de consumo de produtos do Fluminense teve também uma fundamental participação da Umbro. Os tricolores adquiriram mais de R$ 22 milhões em itens da marca inglesa, parceira do clube desde o início do contrato. Isso fez das lojas oficiais o principal mercado da Umbro no Brasil.
Importante destacar que para ser um parceiro do clube carioca em algum licenciamento a empresa passa por um rígido controle de qualidade. Para receber o selo de produto licenciado, o item deve cumprir uma série de exigências que avaliam, por exemplo, a correta aplicação da marca e dos símbolos do Fluminense.