CBF já divulgou a tabela básica, mas não detalhou ainda a data dos jogos (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

O Fluminense e outros 12 clubes da Série A querem mudar o calendário do Campeonato Brasileiro neste ano. É o que informa a coluna do jornalista Rodrigo Mattos no site Uol. De acordo com o colunista, as agremiações querem a suspensão dos jogos do Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América para evitar desfalques.

Tal ideia surgiu com o Flamengo e foi levada aos maiores clubes da Primeira Divisão. De cara, Fluminense, Palmeiras, Athletico-PR, Bragantino, Botafogo, São Paulo e Vasco aderiram a ideia e assinaram o ofício. Posteriormente, Internacional, Criciúma e Santos se juntaram ao grupo.

 
 
 

Os clubes entendem ter também o apoio do Fortaleza para pelo menos parte da proposta, enquanto a instituição cearense discorda de reduzir o intervalo de jogos. Isso pode ser negociado entre as partes.

No calendário da CBF, nove datas do Brasileiro são coincidentes com a Copa América ou período anterior de jogos de seleção. Todos os jogadores de seleções sul-americanas desta maneira desfalcariam suas equipes por quase um quarto da Série A. Este cenário não é visto em nenhum país de elite no mundo e é recorrente no Brasil.

A proposta foi feita pelos clubes antes do regulamento ou tabela da Série A. Esses itens são liberados após o Conselho Técnico. A CBF, por sua vez, demora a realizar a reunião de clubes justamente para postergar a discussão. No documento, os clubes argumentam que podem ter suas equipes titulares atingidas. Veja o ponto a ponto do plano:

— Remanejar os jogos das oitavas e quartas da Copa do Brasil para antes ou depois da Copa América. Assim, os jogos da competição mata-mata que seriam afetados por desfalques. Assim, quatro rodadas do Brasileiro seriam colocadas nas datas da Copa do Brasil.

— As duas finais da Copa do Brasil passariam para datas posteriores ao final do Brasileiro, isto é, em dezembro. Seria prolongado o final da temporada. Ao mesmo tempo, as duas datas seriam usadas para duas rodadas do Brasileiro.

— Redução do intervalo de jogos da Série A de quatro dias para três dias. É pedida uma garantia de que os clubes tivessem o mesmo número de dias de descanso. Assim, a tabela seria apertada e outras três rodadas do Brasileiro seriam encaixadas fora do período da Copa América.

Os clubes pedem que os times com atletas convocados não sofram perdas e não depreciem o Brasileiro. O ofício já está há 11 dias com a CBF.

A entidade tem uma resistência à alteração do calendário. Seus argumentos: 1) prolongar a temporada afeta as férias e teria de ser negociado com sindicato. 2) A Globo terá de ser ouvida sobre as datas da Copa do Brasil, pois paga pelos direitos. 3) Times do Nordeste seriam afetados por jogos com intervalos menores.