Falta pouco. Na quarta-feira, Fluminense e Internacional abrem, no Maracanã, às 21h30, a semifinal da Libertadores. E um fato pode animar os tricolores. Afinal de contas, a equipe das Laranjeiras é a melhor mandante do Brasil na temporada, como mostra reportagem do O Globo.
O Fluminense pode igualar a maior sequência invicta de sua história. Atualmente, são 25 partidas sem derrota em casa. É maior série do futebol brasileiro no momento e, no retrospecto do clube, só é menor que os 26 jogos entre 1969 e 1971.
Em 2023, foram 28 jogos em casa, com 21 vitórias, seis empates e apenas uma derrota (por 1 a 0 para o Botafogo no Campeonato Carioca). Foram feitos 55 gols (61% dos 90 marcados no ano) e 11 sofridos (24% dos levados na temporada). O aproveitamento é de 82,1%, o melhor entre todas as equipes que jogam a Série A em seus domínios.
O Fluminense chegou a sofrer duas derrotas para o Flamengo no Maracanã, mas ambas na condição de visitante (uma pela ida da final do Campeonato Carioca e a outra na volta das oitavas de final da Copa Betano do Brasil). Contra equipes de fora do Rio de Janeiro, o último revés foi em outubro de 2022, por 2 a 0 para o América-MG, pelo Brasileiro.
Na Libertadores, o Fluminense nunca perdeu um jogo de mata-mata em casa. Considerando todas as fases, foram quatro reveses em 24 partidas. Destes tropeços, três foram nas edições de 1971 e 1985. De lá para cá, só perdeu uma vez para o Junior Barranquilla (COL), na fase de grupos de 2021 ainda com portões fechados devido à pandemia de Covid-19.
Para o jogo contra o Inter, a previsão é que haja mais de 60 mil pessoas no Maracanã.