Na última semana, o Fluminense foi convidado pela Universidad de Los Andes, do Chile, para participar de um fórum de discussão online sobre o trabalho realizado nas academias de formação de todo o mundo. O trabalho realizado na base tricolor é reconhecido mundialmente, com diversos jogadores desfilando os seus talentos por todo o mundo, e o currículo metodológico de Xerém foi o destaque do encontro, que também teve participação do Barcelona-ESP e do Independiente Del Valle-EQU, outros dois clubes com excelência no trabalhos de desenvolvimento de atletas.

O encontro fez parte do seminário “Aspectos chaves na formação em alto rendimento”, do diploma de gestão e especialização em futebol, da  Universidad de Los Andes, do Chile, que forma milhares de profissionais de futebol por toda a América Latina. Quem representou o Fluminense foi o ex-coordenador metodológico da base e atualmente técnico do Sub-17, Guilherme Torres.

 
 
 

– Foi muito bom e representativo este encontro. Uma mesa virtual internacional com a presença do Barcelona-ESP e do Independiente del Valle-EQU, que também são referência em formação de atletas. Pudemos conversar um pouco mais sobre o nosso trabalho e conseguimos perceber que estamos no caminho certo – disse Guilherme Torres.

Além do profissional do Fluminense, participaram do seminário o Coordenador de Captação do Barcelona-ESP, Josep Boada, e o Gerente Desportivo do Independiente Del Valle-EQU, Luis Roggiero.