FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

O Fluminense realiza uma campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro da Série A de 2024. Depois de vencer o Flamengo pelo placar de 2×0, na noite da última quinta-feira (17), o Tricolor subiu na tabela de classificação e já se permite, até mesmo, traçar uma nova meta para a reta final da temporada.

Fluminense de olho em vaga na Sul-Americana

Com a grande vitória no meio de semana e auxiliado por resultados paralelos, o Time de Guerreiros aparece na 15ª posição. Apesar da vantagem de apenas um ponto em relação ao Corinthians, que abre a zona de rebaixamento, o Fluminense já olha para cima na tabela de classificação.

 
 
 

Neste momento, com um jogo atrasado, que será disputado contra o Athletico-PR, na terça-feira (22), o Tricolor tem apenas dois pontos a menos do que o Grêmio, que está na 12ª posição, atual “linha de corte” para classificação à próxima edição da Copa Sul-Americana.

De acordo com estatísticas do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fluminense mais do que dobrou suas chances de conseguir vaga no torneio internacional. Antes do clássico com o Flamengo, o número estava em 19,3%. Agora, as chances subiram consideravelmente, alcançando os 38,8%.

O número de times brasileiros classificados para a próxima Sul-Americana também pode aumentar até o final da temporada, o que pode ajudar ainda mais o Flu a se aproximar da classificação. A quantidade de vagas vai depender das retas finais da Copa do Brasil, Libertadores e, também, da própria Sul-Americana, visto que times brasileiros ainda buscam o título em 2024.