A Fifa oficializou, na última terça-feira, os potes do sorteio do Super Mundial de Clubes de 2025, competição que será realizada entre junho e julho do ano que vem, nos Estados Unidos. Na quinta, às 15h (de Brasília) serão sorteadas, em Miami, as chaves da competição e o Fluminense figura no Pote 1, dos cabeças de chave. O portal Uol trouxe uma análise de quem são as “babas” e as “bombas” a se enfrentar na competição.
Vale lembrar que por estar no Pote 1, o Fluminense escapa diretamente de enfrentar na fase de grupos as principais bombas, como Real Madrid (ESP), Manchester City (ING), Bayern de Munique (ALE) e Paris Saint-Germain (FRA). Por outro lado, terá algum europeu do Pote 2. O sorteio direcionado impede que uma equipe enfrente outra da mesma confederação (exceção à Europa por conta da quantidade de representantes – alguns grupos terão dois europeus). Assim, o Flu não poderá ter pela frente o Botafogo, por exemplo, que está no Pote 3. Confira abaixo a análise do portal das babas e bombas:
As bombas
REAL MADRID (ESP): É verdade que os atuais campeões europeus estão em crise e fazem uma temporada bem abaixo do esperado. Mas é difícil acreditar que o Real não conseguirá acertar os ponteiros até junho. E, sinceramente, será que existe alguém que não tema o confronto contra o clube mais poderoso da história do futebol e contra um elenco com pelo menos três potenciais melhores jogadores do mundo (Vinícius Jr., Kylian Mbappé e Jude Bellingham)? Para a sorte dos brasileiros, só o Botafogo pode pegar o Real já de cara.
INTER DE MILÃO (ITA): Dos times que estão no pote 2 do sorteio do Super Mundial, o “pote europeu”, o time vencedor do último Campeonato Italiano é quem tem se mostrado mais consistente na temporada. A Inter é a vice-líder da fase de liga da Champions e está também na briga pela liderança do Calcio. Mais que isso: só perdeu um dos 18 jogos que disputou em 2024/25 (lá em setembro). O sistema defensivo montado por Simone Inzaghi é um muro quase instransponível, que não foi vazado sequer uma vez em cinco rodadas da Liga dos Campeões.
AL-HILAL (ARA): O time de Neymar tem tudo para ser o pesadelo do grupo para o qual for sorteado. Isso porque, apesar de estar no pote 3, a equipe árabe possui um elenco com vários jogadores acostumados a atuar no primeiro escalão europeu, como João Cancelo, Rúben Neves, Kalidou Koulibaly, Bono e Aleksandar Mitrovic, isso sem contar o camisa 10 brasileiro. Além disso, o Al-Hilal é completamente desacostumado a perder. Considerando os últimos 80 jogos, só foi derrotado quatro vezes.
As babas
RED BULL SALZBURG (AUT): Cair no mesmo grupo do time austríaco significa escapar de Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Porto, Atlético de Madri, Benfica e Juventus. O Salzburg é, de longe, o representante mais fraco da Europa e, possivelmente, o único contra o qual os times brasileiros atuariam na posição de favoritos. E, para completar, o Red Bull tem deixado muito a desejar nesta temporada. No Campeonato Austríaco, que costuma dominar, ocupa só a sétima posição. Já na Champions, é o 32º colocado e provavelmente será eliminado já na fase de liga.
WYDAD CASABLANCA (MAR): O time marroquino, que está no pote 3, viveu um ótimo momento no comecinho da década, quando emendou dois títulos nacionais e uma conquista da Liga dos Campeões da África. Mas essa fase já ficou no passado. O Wydad atual já não coloca medo em quase ninguém. Na temporada passada, terminou seu campeonato nacional só na sexta colocação, com 28 pontos a menos que o campeão. Já na atual, também já deixou o líder escapar (está oito pontos atrás do RSB Berkane).
AUCKLAND CITY (NZL): Apesar de dominar o futebol do seu continente e de ter vencido dez das últimas 12 edições da Liga dos Campeões da Oceania, tem tudo para ser o saco de pancadas da competição. Recordista de participações no antigo Mundial de Clubes, o Auckland City só venceu três dos 17 jogos que disputou em toda sua história na competição. E um detalhe importante dessa estatística: jamais cruzou o caminho de uma equipe da Europa, que costumava dominar o torneio da Fifa. Por isso, é a baba do pote 4.
Relembre todos os potes do sorteio:
Pote 1: Manchester City (ENG), Real Madrid C. F. (ESP), FC Bayern München (GER), Paris Saint-Germain (FRA), CR Flamengo (BRA), SE Palmeiras (BRA), CA River Plate (ARG), Fluminense FC (BRA)
Pote 2: Chelsea FC (ENG), Borussia Dortmund (GER), FC Internazionale Milano (ITA), FC Porto (POR), Atlético de Madrid (ESP), SL Benfica (POR), Juventus FC (ITA), FC Salzburg (AUT)
Pote 3: Al Hilal (KSA), Ulsan HD (KOR), Al Ahly FC (EGY), Wydad AC (MAR), CF Monterrey (MEX), Club León (MEX), CA Boca Juniors (ARG), Botafogo (BRA)
Pote 4: Urawa Red Diamonds (JPN), Al Ain FC (UAE), Espérance Sportive de Tunisie (TUN), Mamelodi Sundowns FC (RSA), CF Pachuca (MEX), Seattle Sounders FC (USA), Auckland City FC (NZL), Inter Miami CF (USA)